USP lança site com banco de imagens livres da Universidade

Projeto é alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições, espetáculos

qui, 25/11/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP está lançando nesta semana o site Imagens USP, que reúne e disponibiliza ao público imagens feitas por fotógrafos de toda Universidade. O site, que já pode ser acessado e conta com cerca de 4 mil arquivos, é um banco de imagens aberto e online, alimentado pelos próprios fotógrafos, com fotos de professores, prédios, pesquisas, exposições, espetáculos; enfim, de uma diversidade de assuntos relacionados à USP. A iniciativa é uma resposta à grande demanda principalmente por parte da imprensa, mas também do público em geral, por imagens da Universidade.

As várias unidades da USP têm suas próprias assessorias de imprensa e equipes de fotógrafos. Essa fragmentação permite que muito material fotográfico sobre as escolas, faculdades e institutos da Universidade seja produzido, mas, paradoxalmente, dificulta o acesso a ele, já que cada unidade decide como e se vai compartilhá-lo. O site foi pensado com o objetivo de reunir este material.

De acordo com Marcia Blasques, diretora da Divisão de Mídias Online da CCS, quando o projeto estiver plenamente implantado, cada fotógrafo terá um cadastro que permitirá que ele mesmo suba as fotos para o servidor. Elas ficarão disponíveis no site após passarem pela moderação, que será feita por uma equipe de profissionais da CCS e apenas observará aspectos de padronização como inserção de palavras-chave e resolução. Os fotógrafos cadastrados receberão um manual contendo instruções para a inserção dos arquivos.

Para os usuários do site, o uso é ainda mais simples: basta acessar o endereço www.imagens.usp.br, procurar a imagem desejada (há busca por palavras-chave, tema e unidade), clicar para exibi-la em alta resolução e salvá-la. Todas as imagens estão sob licença Creative Commons – ou seja, o uso e a distribuição são livres, contanto que as obras sejam corretamente creditadas.

Marcia destaca a importância da adesão das unidades, já que o cadastro não será obrigatório, para o sucesso do site e do projeto em que está envolvido. “O banco de imagens faz parte de um projeto maior. A USP tem uma estrutura descentralizada e isso se reflete nos sistemas online. Pretendemos criar um sistema minimamente centralizado, mas alimentado pelos vários produtores de conteúdo”, diz.

As unidades que se interessarem em cadastrar seus fotógrafos devem entrar em contato com a Divisão de Mídias On-line da CCS pelo email dvidson@usp.br.

Como surgiu

A ideia do banco surgiu de uma necessidade das mídias online da CCS. Segundo George Campos, idealizador e coordenador do projeto, as imagens feitas pelo fotógrafo da Divisão, Marcos Santos, ficavam armazenadas em CDs, o que dificultava a procura por fotos específicas quando eram requisitadas para reportagens do portal da USP, por exemplo. Desenvolveu então um banco de imagens interno, para organizar e agilizar a busca das fotos.

O problema, contudo, persistia quando as fotos pedidas eram de outros fotógrafos – era preciso entrar em contato com o autor da imagem e pedir que enviasse a foto a ser usada. A necessidade interna somada aos pedidos do público externo levaram, então, ao desenvolvimento do projeto Imagens USP, que envolveu cerca de 10 pessoas, entre programadores, designers e outros funcionários da Coordenadoria.

Da USP