USP lança projeto em esportes com foco nas Olimpíadas

Unidades envolvidas atuarão no suporte técnico-científico e na formação de atletas

sex, 10/12/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP ) lançou o Projeto USP de incentivo e suporte técnico esportivo para os Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos 2016. A iniciativa contempla uma série de ações como investimento em estrutura física, exames em atletas, capacitação de profissionais e outros. No evento, os representantes de todas as unidades e instituições envolvidas assinaram o documento de liberação da verba de cerca de R$ 4,3 milhões destinada ao projeto.

O programa prevê investimento em áreas como a infraestrutura física, o diagnóstico da saúde do atleta, por meio de avaliações e exames, o oferecimento de cursos de reciclagem e capacitação para membros de equipes técnicas e a concessão de bolsas de suporte para alunos que sejam atletas, talentos olímpicos ou estagiário-técnicos monitores.

De acordo com o professor Valdir José Barbanti, diretor da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP-USP) e coordenador do projeto, a Universidade toma uma iniciativa muito importante com o programa. Para ele, essa é uma grande oportunidade da USP se aproximar dos países desenvolvidos, que dedicam grande atenção à questão da pesquisa e capacitação na área.

Segundo Barbanti, apesar de as primeiras ações começarem apenas em fevereiro, a Universidade já está trabalhando junto às Atléticas para localizar potências olímpicas entre os atletas da USP. Barbanti salienta, no entanto, que o mais importante no projeto é deixar evidente a importância do preenchimento da lacuna que existe entre teoria e prática, quando o assunto é esporte na Universidade.

As unidades envolvidas atuarão no suporte técnico-científico, oferecendo formação para atletas por meio de sua infraestrutura, e orientação no treinamento. Participam a Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP), Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e Faculdade de Odontologia (FO), além dos Centros de Educação Física, Esporte e Recreação (Cefer).

LAAUSP e Reitoria
Para Marcos André Guerra, presidente da Liga Atlética Acadêmica da USP (LAAUSP), a divulgação de uma ação nesse sentido foi uma grande surpresa para a entidade. Marcos acredita que, em conjunto com os professores, “os alunos serão os pilares fundamentais desse programa de incentivo ao suporte técnico-científico”.

Como único representante dos alunos a compor a mesa da cerimônia de lançamento do projeto, Marcos ressalta, também, que os alunos e a associações atléticas da USP têm uma grande expectativa em relação ao programa. Para ele, a LAAUSP espera que essas ações sejam um incentivo ao esporte na Universidade e um passo para resolver os problemas relacionados à infraestrutura.

Segundo João Grandino Rodas, reitor da Universidade, um outro objetivo do programa é fazer com que o esporte universitário não seja mais tratado de forma secundária na USP. Além disso, para Rodas, a Universidade não pode ficar de fora desses grandes movimentos, como as Olimpíadas e as Paraolimpíadas.

Da USP