USP lança portal de videoaulas

Ferramenta reúne e disponibiliza conteúdo produzido pela universidade

seg, 20/08/2012 - 13h26 | Do Portal do Governo

Para incorporar novas tecnologias ao método tradicional de ensino, a Universidade de São Paulo (USP) lançou seu Portal e-Aulas , plataforma que reúne e disponibiliza videoaulas produzidas pela Universidade. O novo serviço é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), inspirada em portais semelhantes de instituições internacionais de ensino superior. 

O novo portal pode ser utilizado tanto por professores e alunos da USP como pela comunidade em geral. Adotando uma linguagem dinâmica e interessante, as videoaulas atendem à demanda crescente por conteúdos digitalizados por parte das novas gerações, habituadas ao ambiente virtual e ávidas consumidoras de vídeos.

Desenvolvido para facilitar o acesso ao conteúdo, a plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada. Permite, ainda, o acesso cruzado, ou seja, a partir de um vídeo, sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O Portal também é compatível com as redes sociais e tem conteúdo disponível para download.

Segunda fase

Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o Portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos.

Do Portal do Governo do Estado