USP lança novo portal de serviços para a comunidade universitária

Novo site integrará as funcionalidades dos sistemas corporativos da instituição e melhorará a navegação dos usuários

qua, 17/06/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/STI/USP

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de São Paulo (USP) está lançando o Portal de Serviços Computacionais voltado para a comunidade universitária.

Com o novo portal, alunos, professores e funcionários da instituição poderão acessar todos os serviços acadêmicos e administrativos que hoje compõem os Sistemas USP, de forma personalizada, com visualização moderna e rápida. Além disso, o portal possui interface totalmente integrada e ajustável e funciona de forma simples e intuitiva em celulares, tablets e computadores.

Entre as novas funcionalidades do portal estão um menu integrado por funções, a criação de uma lista de tarefas pendentes e um sistema de busca e localização dos serviços por palavra-chave.

“O novo portal tem como principal objetivo integrar todas as funcionalidades dos sistemas corporativos e, ao mesmo tempo, melhorar a navegação dos usuários”, afirma o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira, ao Jornal da USP.

Funcionalidades

Ferreira destaca três aspectos importantes do novo sistema no que se refere à navegação. O primeiro está relacionado ao menu integrado do lado esquerdo, “que reagrupa os serviços corporativos já disponíveis, só que agora de outra forma. Antes tínhamos os sistemas acadêmicos, como Júpiter, Janus, Apolo e Atena, e os administrativos, como Marte e Mercúrio, que, a partir de agora, serão agrupados neste novo menu”.

O segundo aspecto, segundo ele, é o “uso de palavras-chave para encontrar a função que se quer, independentemente do sistema em que esta função se encontra. Além disso, o usuário, ao entrar no portal, poderá visualizar suas tarefas pendentes e realizá-las de forma mais eficiente”.

“Esse portal não é simplesmente a junção dos sistemas corporativos ora existentes. Possui diversos aperfeiçoamentos e facilitará ainda mais a interação com o usuário. Será um passo decisivo para melhorar, ainda mais, a informatização eficiente da nossa universidade”, destaca o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

A partir deste mês de junho, a STI deverá promover treinamentos junto às unidades de ensino e pesquisa para a utilização do novo portal, que está previsto para entrar em funcionamento a partir de setembro.