USP lança cartilha para orientar gestantes

Publicação pode ser acessada gratuitamente pela internet

qua, 14/04/2010 - 9h30 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela enfermeira obstetra Luciana Magnoni Reberte, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, com oito gestantes e quatro acompanhantes em atendimento no Hospital Universitário (HU) da USP (HU-USP), serviu de base para a elaboração da cartilha educativa Celebrando a vida. A publicação venceu a oitava edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Ministério da Saúde.

O material selecionado durante o estudo revela que as gestantes chegam ao parto com dúvidas e, muitas vezes, inseguras em relação ao corpo, à saúde do bebê, à amamentação, às etapas da gestação, ao trabalho de parto, ao nascimento, ao pós-parto, entre outras. Esses dados foram obtidos por meio de encontros semanais, no Ambulatório do HU, num total de nove sessões. O principal objetivo era promover o bem-estar das gestantes e seus acompanhantes.

Segundo Luciana, no decorrer das atividades surgiram diversos questionamentos. “Percebemos que as mulheres recebem pouca orientação sobre as mudanças que vão ocorrer em suas vidas. Essas dúvidas me estimularam a escrever o manual. Nem todas as grávidas têm acesso à informação e possuem alta escolaridade. E mesmo as que têm esse perfil possuem muitas dúvidas. Daí a importância de se fornecer um material com conteúdo explicativo e gratuito”, esclarece a enfermeira.

A pesquisa fez parte da dissertação de mestrado elaborada por Luciana Magnoni Reberte, com orientação da professora Luiza Akiko Komura Hoga, da EE-USP. O estudo foi patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A cartilha pode ser acessada gratuitamente no site http://www.teses.usp.br.

Da Agência Imprensa Oficial