USP: Instituto de Psicologia lança publicação sobre a história do grafite

A obra foi lançada no final de março e conta a história dessa forma de expressão artística

qua, 19/04/2006 - 19h45 | Do Portal do Governo

Mais de 60 artistas representativos do grafite e cerca de 400 imagens estão reunidos na publicação O Graffiti na Cidade de São Paulo e sua Vertente no Brasil: Estéticas e Estilos.

O livro, editado pelo Laboratório do Imaginário e Memória do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Labi/USP) em parceria com Sérgio Poato, foi escrito por oito autores das áreas de sociologia, psicologia, design gráfico e de comunicação social. A obra foi lançada no final de março e conta a história dessa forma de expressão artística desde a década de 80 até hoje.

Os gêmeos, Binho Ribeiro e Zezão, que produzem seus trabalhos em galerias de esgotos, são alguns dos nomes abordados. As obras dos dois primeiros foram expostas em galerias de Nova York e de Tóquio. “Nosso objetivo é mostrar a riqueza do grafite, como se organiza e suas diferenças com a pichação, pois os dois são muito confundidos”, explica o editor Poato, que também é um dos autores. Ele conta que São Paulo é a segunda maior cidade do mundo em produção da técnica artística, que tem suas origens nos anos 80, a partir do hip hop.

A mestre em Ciências Sociais Charbelly Estrella escreve artigo intitulado A visualidade de São Paulo e o vocabulário popular do graffiti – a poética dos gêmeos. “Ela fala da arquitetura de São Paulo e traça um paralelo com as obras dos gêmeos”, informa Poato.

O editor conta que entrevistou alguns pichadores em Laranjeiras, zona oeste da cidade: “Eles compartilharam seus sonhos, perspectivas para o futuro e revelaram o que os levou a escrever nos muros”. Poato explica que na obra é empregada a palavra graffiti  que é originária do grafito da Itália. O termo é usado mundialmente. O livro do Instituto de Psicologia da USP é o primeiro da coleção Imaginário, criada para mostrar a diversidade e a riqueza da cultura brasileira.

SERVIÇO

O Graffiti na Cidade de São Paulo e sua Vertente no Brasil: Estéticas e Estilos – 208 páginas – R$ 80

Disponível nas principais livrarias do Brasil e na Editora Labi/USP

Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4 – bloco 17 – sala 18. Em frente ao prédio da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP)

Telefone (11) 3091-4386 – E-mail: labi@edu.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial

 

C.A.