USP inscreve para avaliação seriada dia 11

Objetivo é aproximar a universidade das escolas públicas de ensino médio

qui, 07/08/2008 - 8h45 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) receberá inscrições para o seu Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) entre os dias 11 e 22 de agosto, diretamente nas escolas onde os alunos estão matriculados. O exame será aplicado em 19 de outubro pela Fuvest, e a partipação é voluntária.

A prova é direcionada aos estudantes do terceiro ano do ensino médio público regular do Estado de São Paulo, que tenham cursado os primeiro e segundo anos também em escolas públicas do País.

A vantagem é que o resultado pode ser revertido em bônus adicional de até 3% na nota da primeira e da segunda fases do vestibular da Fuvest. A prova é baseada em expectativa de aprendizagem documentada conforme as propostas curriculares para o ensino médio da Secretaria Estadual da Educação. Constará de 50 questões objetivas de múltipla escolha e será aplicada em escolas públicas localizadas em cinco regiões da capital e em 44 cidades do Estado.

Dependendo do desempenho do estudante, sua nota no vestibular poderá ser multiplicada por um fator que varia de 1,00 a 1,03 e receber bônus de até 3% sobre a pontuação da primeira e da segunda fases da Fuvest. No cálculo, para chegar ao total de acréscimo, o aluno deve acertar as 50 questões.

As notas dos alunos no Pasusp poderão ser utilizadas no vestibular Fuvest 2009 e também no vestibular do Fuvest 2010. A partir de 2010 e 2011, o Programa de Avaliação Seriada será incorporado progressivamente às outras séries.

Além da possibilidade de 3% de bônus adicional pelo programa de avaliação, o estudante poderá conseguir até 12% de acréscimo em sua pontuação da primeira e segunda fases do vestibular por meio de outras alternativas. Uma delas é o Bônus Universal, pelo qual o aluno que realizou integralmente o ensino médio em escolas publicas públicas brasileiras tem direito a bônus de 3% sobre a nota do vestibular. E há ainda o Bônus Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que garante até 9% a mais na nota obtida, ao estudante de escola pública com bom desempenho no Enem. 

Inclusão – O Programa de Avaliação Seriada é uma parceria entre a Universidade de São Paulo e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi criado após a avaliação favorável dos resultados iniciais do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), que depois de dois anos de iniciado atingiu a meta de aumento no ingresso à USP de estudantes provenientes do ensino médio público.

Sua principal finalidade é aproximar a universidade das escolas públicas de ensino médio do Estado de São Paulo, de modo a atingir a meta de 30% em 2009. O programa de avaliação visa ainda a minimizar os efeitos da auto-exclusão (que ocorre quando os próprios vestibulandos se consideram sem condições de concorrer a uma vaga na USP), potencializando as chances de ingresso na USP de candidatos egressos do sistema público de ensino ao mesmo tempo que mantém o critério de mérito acadêmico como requisito para isso.  

Cronograma 

11 a 22 de agosto

Pré-inscrição dos alunos, na escola de origem do estudante; 

Início de outubro

Divulgação dos locais de exame, no site da Fuvest (www.fuvest.br

19 de outubro

Aplicação do exame 

Da USP com Secretaria da Educação