USP inicia transmissões de televisão pela internet

Programação estréia nesta terça, 21; usuários terão à disposição seis canais

ter, 21/08/2007 - 20h15 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo inaugurou nesta terça-feira, 21, as transmissões da IPTV Experimental da USP (http://iptv.usp.br/portal/home.jsp), uma televisão pela internet que utiliza a rede de dados da USP. Os usuários da IPTV poderão assistir a seis canais de programação produzida na Universidade, além de acessar vídeos e acompanhar transmissões de eventos.

O projeto da IPTV Experimental começou a ser desenvolvido em janeiro deste ano. “Ao todo, estarão disponíveis seis canais com transmissão on-line”, revela o professor Gil da Costa Marques, coordenador de Tecnologia da Informação da USP. “Haverá um canal principal, que mostrará toda a vida universitária, inclusive transmissão de eventos, e canais específicos de Arte e Cultura, Ciência, Tecnologia, Humanidades e Saúde”.

A IPTV exibirá produções realizadas em todas as unidades da USP. “Cada canal terá um conselho que definirá as grades de programação e também serão mostrados programas elaborados pela equipe de produção da IPTV”, diz Costa Marques. “Haverá também a transmissão on-line de um número ilimitado de eventos simultâneos, presentes ou não na grade de programação”. Além dos canais regulares, o usuário terá acesso a vídeos sob demanda, produzidos por professores e alunos da USP.

“Toda programação é distribuída por três servidores, localizados nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos”, explica a professora da Escola Politécnica (Poli), Regina de Melo Silveira, coordenadora da comissão de implantação da IPTV. “Uma plataforma de gerência desenvolvida no Laboratório de Automação e Redes de Computadores (Larc) da Poli coordena a distribuição das transmissões e monitora o acesso aos vídeos”.

A implantação da IPTV Experimental contou com a participação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, do Centro de Computação Eletrônica (CCE), da TV USP e de professores da Poli, Instituto de Física (IF) e Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. No futuro, o sistema será expandido para permitir o acesso via TV digital.

A inauguração oficial da IPTV aconteceu às 14 horas na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria 109, Cidade Universitária, São Paulo). Após a solenidade, houve uma mesa-redonda sobre o uso das novas tecnologias na divulgação das atividades universitárias e o ensino à distância.

Mais informações: (0XX11) 3091-6359 / 3091-1095