USP inaugura seção de vendas de alimentos produzidos em Pirassununga

Espaço comercializa legumes, hortaliças, carnes e laticínios, que possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual

ter, 13/08/2019 - 16h34 | Do Portal do Governo

O campus da USP “Fernando Costa”, em Pirassununga, passa a contar com um espaço destinado à comercialização do excedente dos alimentos produzidos em atividades de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo. Na última sexta-feira (9), a prefeitura do campus inaugurou a Seção de Vendas do Laboratório Multiusuário de Pesquisa e Difusão de Produtos.

Vale destacar que o espaço comercializa legumes, hortaliças, carnes e laticínios produzidos pela instituição, além de proporcionar a divulgação, análise, demonstração e degustação dos produtos, que possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual (SISP).

“O aumento da produção vem ocorrendo naturalmente nos últimos anos, em decorrência do desenvolvimento da unidade que, além da implantação dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Medicina Veterinária, também tem aumentado as pesquisas na área de produção animal, com apoio de agências de fomento e da iniciativa privada”, salienta o prefeito do campus, Arlindo Saran Netto, ao Jornal da USP.

Qualidade

De acordo com o prefeito do campus, a produção é resultado da implementação de novas técnicas e processos. Assim, os produtos apresentam qualidade diferenciada, que tem sido elogiada pelo público consumidor. A Seção de Vendas funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h15. A oferta e a variedade de alimentos dependem da produção do campus.

“A seção de vendas é um local de intercâmbio da USP com a cidade de Pirassununga, uma oportunidade para mostrar à comunidade o resultado do trabalho que desenvolvemos aqui, aperfeiçoando as técnicas de produção e aprimorando a qualidade dos alimentos, em benefício de toda a sociedade. A universidade é de todos os cidadãos paulistas”, enfatiza o reitor da instituição, Vahan Agopyan, ao Jornal da USP.

“Pirassununga foi a primeira cidade escolhida para a implantação do programa USP Municípios, lançado no ano passado com o objetivo de criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões”, ressalta ao Jornal da USP o vice-reitor da universidade, Antonio Carlos Hernandes.

Em junho, foram realizados os primeiros dois cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa. Para o mês de agosto, já estão programados oito cursos nas áreas de produção de alimentos e meio ambiente.