USP inaugura Centro de Treinamento em cirurgias

Meta é treinar cirurgiões do Brasil e da América Latina para todos os níveis de procedimentos

ter, 08/12/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou na semana passada um Centro Avançado de Treinamento em Cirurgia Laparoscópica e Toracoscópica (Cetac). O centro será utilizado treinar novos cirurgiões médicos do Brasil e da América Latina e capacitá-los para procedimentos simples e complexos. A meta é garantir o aprimoramento profissional e a melhora na qualidade do atendimento de pacientes que recorrem a hospitais de referência em todo o País.

Segundo o professor titular do Departamento de Gastroenterologia, Ivan Cecconello, uma das principais vantagens do centro que funciona nas dependências do Instituto do Coração, é propiciar o aprendizado da cirurgia sem a presença do paciente, tornando o processo de ensino mais ético e seguro.

O Cetac é coordenado pela disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Torácica e Cirurgia de Transplante do Fígado. A unidade conta com equipes de profissionais altamente qualificados e equipamentos com tecnologia de última geração. O primeiro curso teórico e prático foi realizado na sexta-feira, 4, e foi voltado para o treinamento de cirurgia do esôfago. O curso foi promovido pela Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, que tem coordenação do professor titular Ivan Cecconello e organização dos doutoresRubens Sallum e Marco Aurélio Santo.

Da USP