USP identificará gratuitamente portadores de diabetes

A doença afeta 171 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)

dom, 14/10/2007 - 16h08 | Do Portal do Governo

A diabetes afeta 171 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O tratamento da doença é bem sucedido quando há identificação precoce, e, por isso, entre os dias 16 e 19, ocorre a Campanha de Diabetes na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

Esta é a sétima edição do evento, que analisa gratuitamente o índice de açúcar no sangue de quem fizer o exame. O teste é fácil e rápido, dura cerca de um minuto. É feita uma pequena perfuração no dedo, retirando-se uma gota de sangue e a colocando em um pequeno aparelho, conhecido como glicosímetro. Se o aparelho acusar no mínimo 126 mg/dl para a gota de sangue de uma pessoa que estava em jejum, então ela está com diabetes.

A organização do evento é feita pelos alunos do terceiro ano do curso de farmácia, que, no ano anterior, trabalharam na coleta do sangue. A maior parte dos responsáveis pelas aplicações dos testes são alunos dos primeiros anos, mas toda a atividade conta com a supervisão de professores do Laboratório de Biologia Molecular da FCF.

A recomendação para os interessados é que eles cheguem em um jejum de 12 horas. No entanto, aqueles que não tiverem jejuado, poderão fazer o exame normalmente – mas a precisão do exame, nesse caso, é comprometida.

Quem for identificado como portador de diabetes será encaminhado para realizar, gratuitamente, o teste de colesterol. Os equipamentos para todos os testes foram emprestados pelo Laboratório Roche e a Danone distribuirá lanches para quem fizer o exame.

Nos últimos anos, os resultados apontam que a maior parte das pessoas que fizeram o teste não possuíam diabetes. Esses números não devem servir de desestimulo ao teste, pois, segundo Thiago Didone, um dos organizadores, 10% da população mundial possui a diabetes tipo II, causada pela resistência da célula à insulina, e 1% possui a de tipo I, provocada pela morte das células pancreáticas produtoras de insulina.

Diabetes

A diabete se caracteriza pela alta concentração de glicose no sangue, conhecida como hiperglicemia. Esse problema metabólico é resultado da secreção insuficiente de insulina pelo pâncreas.

A insulina é um hormônio responsável pela regulagem da glicemia nas células, que a utilizam para a obtenção de energia. As células só recebem o açúcar quando os seus receptores são ativados pela insulina. Portanto, uma falha na produção desse hormônio faz com que a glicose fique na corrente sanguínea.

Serviço

Os interessados devem comparece na FCF entre os dias 16 e 19, entre as 8 e 12 horas, para realizarem gratuitamente os exames. A FCF fica localizada à Avenida Professor Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária, São Paulo. Mais informações pelo telefone 3091-3660.

Rafael Kato

Da USP

(L.M.)