USP: História do Universo é tema de exposição no Museu de Zoologia

Exposição vai até junho de 2007

qua, 20/12/2006 - 14h28 | Do Portal do Governo

O Museu de Zoologia (MZ) da USP promove até 30 de junho de 2007 a exposição Origem da Vida. O tema é a história do Universo, do planeta Terra e de como ele passou a ser o habitat de incontáveis formas de vida, das mais simples às mais complexas.

Um segmento desta exposição apresenta a estrutura atômica da matéria, a história do Universo e do planeta Terra. Outro segmento aborda a matéria dos seres vivos, com detalhes do DNA e dos mecanismos genéticos que possibilitam a diversificação da vida. A partir destes dados e conceitos, a exposição apresenta os primeiros seres vivos, bactérias que surgiram há mais de 3,5 milhões de anos e foram únicas ao longo de 2 bilhões de anos. Por fim, há indicações sobre a diversificação da vida, de unicelulares a multicelulares, e dos primeiros animais que surgiram na Terra há 580 milhões de anos.

A trajetória será contada no espaço do Museu chamado de “Galeria de Exposições Temporárias”, com o roteiro expositivo dividido em duas alas. Na primeira ala, o visitante vai mergulhar no início do Universo, há 15 bilhões de anos ou mais, quando só havia partículas, como prótons, nêutrons e elétrons. Em um ambiente totalmente pintado de preto, com iluminação direcionada, estarão pinturas em aerografia, painéis ilustrativos, fotografias telescópicas, e, ainda, material geológico como rochas, minérios e pedaços de meteoritos.

Na segunda ala, pintada de azul cobalto, os visitantes irão se deparar com o roteiro do surgimento da vida. Utilizando-se da mesma linguagem pictórica e de textos, a mostra também conta como esse planeta do Sistema Solar, hoje com 4,6 bilhões de anos, gerou, 600 a 800 milhões de anos depois de sua formação, as condições para que a vida surgisse.

O valor do ingresso da visitação é de R$2,00. A entrada é gratuita para crianças de até seis anos, adultos acima de 60, escolas públicas e instituições assistenciais. O horário de visitação é das 10 às 17 horas, de terça a domingo. O MZ está localizado na Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo.