USP: HC de Ribeirão seleciona asmáticos para participar de pesquisa

Voluntários têm de ter entre 18 e 60 anos de idade e sem notificação de outras doenças associadas

ter, 16/01/2007 - 19h47 | Do Portal do Governo

Um grupo de pesquisadores está selecionando pessoas com diagnóstico prévio de asma e bronquite, que nunca tenham fumado, para uma participação voluntária em um estudo sobre os mecanismos da asma. A pesquisa está sendo desenvolvida nas dependências da Divisão de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

Sob a coordenação do professor Elcio dos Santos Oliveira Vianna, do Departamento de Clínica Médica da FMRP, o estudo é parte do programa de pós-graduação da fisioterapeuta Erica Ferraz e da médica Silvia Maria Romão Pontes. O voluntário com diagnóstico de asma interessado em participar da pesquisa pode ser uma pessoa de qualquer sexo, que tenha entre 18 e 60 anos de idade e sem notificação de outras doenças associadas.

Erica Ferraz e Silvia Pontes anteciparam que o desenvolvimento da pesquisa consiste na realização de exames clínicos rotineiros e seguros, que não implicam em necessidade de internação e interferências em tratamentos que já vêm sendo realizados em outros serviços de saúde.

Os interessados poderão fazer contato com as pesquisadoras, pelo telefone (0XX16) 3602-2706, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17horas

Mais informações: (0XX16) 3602-2706 com as pesquisadoras ou (0XX16) 3602-2612 com assessoria de imprensa.

Da Agência USP