USP: Grupo da Esalq abre Festival Nacional de Teatro de Piracicaba

Evento será realizado no Teatro Municipal de Piracicaba

qui, 16/11/2006 - 15h51 | Do Portal do Governo

O grupo de teatro Hádeuses, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP fará a abertura do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), que acontece dia 20 deste mês (segunda-feira), às 20h, na Sala 1 do Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto.

Eles foram convidados a abrir o espetáculo após ganhar o prêmio de Destaque Especial pelas suas características peculiares e pelo relevante trabalho de extensão cultural realizado com a comunidade piracicabana com a peça “O Pescador de Lembranças”.

“O Pescador de Lembranças”, de Carlos Correia Santos , é uma fábula inspirada no universo do compositor paraense Mestre Lucindo. Temendo que o esquecimento faça desaparecer tudo o que se sabe sobre o autor de pérolas do carimbo nortista, O Tempo e a Memória decidem visitar um certo Pescador e sua irmã.

Assim, o Tempo e a Memória propõem ao ribeirinho uma missão: pescar em algum lugar as lembranças de Lucindo. Em sua aventura para cumprir o acordo, o Pescador encontra diversos personagens mágicos que fazem parte do imaginário de Mestre Lucindo. Passam pelo seu caminho a Lua, as Estrelas, a Saudade, o Esquecimento, o Mar e a Maré.

Para a apresentação em Piracicaba , foi feita uma adaptação onde foram pescadas as lembranças da cultura local. A encenação contou com a participação especial do Coral Luiz de Queiroz, regido pela maestrina Cíntia Pinotti e de dançarinos convidados.

O Grupo Hádeuses está ligado à Seção de Atividades Culturais da Esalq (SCAC) / Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx). Durante sua primeira fase (1991 a 1997), montou peças de renome e conquistou premiação no 1º Festival de Teatro da USP. Nessa nova fase, que teve início em 2004, sob direção de Bêne Giangrossi, O Pescador de Lembranças é a sexta montagem do Grupo.

 Da USP

C.M.