USP ganha novo centro de pesquisa e cirurgia

Inauguração foi nesta segunda-feira, 13, com presença do governador José Serra

seg, 13/08/2007 - 10h46 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 15h25)

O governador José Serra inaugurou nesta segunda-feira, 13, o Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia Vicky Safra(CEPEC), no prédio da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), na Capital. Ele estava acompanhado do Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do ex-governador do Estado, Cláudio Lembo.

“Com esse centro, vai se poder treinar com muito mais efetividade, com muito mais garantia, os novos médicos, os residentes, os estudantes”, observou José Serra após descerrar a placa inaugural. “O centro é totalmente computadorizado. O estudante ou o medico recém-formado faz uma cirurgia como se fosse verdadeira, embora seja virtual”, completou.

Avaliado em R$ 1,6 milhão, o centro foi construído com recursos doados por um grupo de empresários, entre eles Joseph Safra, e pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que investiu R$ 300 mil no projeto.

O centro conta com modernos equipamentos cirúrgicos, com destaque para dois simuladores virtuais de cirurgia norte-americanos, únicos no Brasil. Com eles é possível a realização de cirurgias virtuais criadas por programas de computadores que reproduzem em um monitor as etapas de intervenções abdominais.

O CEPEC também é equipado com sistemas sofisticados de transmissão de dados e de imagens, o que permitirá o ensino à distância. O Centro conta ainda com torres de cirurgia laparoscópica, arenas cirúrgicas completas, equipamento para realização de microcirurgias e modelos inanimados para treinamento de intervenções minimamente invasivas.

O grande membro benemérito do novo centro é Joseph Safra. Além dele a relação inclui Ivan Fábio Zurita, João Alves Queiroz Filho, Milton Taufic Schahin, Rubens Taufic Schahin, Salim Taufic Schahin e Paulo Guilherme Cunha.

Pouco antes, Serra ministrou palestra para os alunos de curso de medicina da universidade. O tema foi “Ações prioritárias para promover o desenvolvimento econômico e reduzir as injustiças sociais no Brasil”.

Manoel Schlindwein