USP: Fábrica de software organiza produção de microempresas

Sistema reúne técnicas para supervisionar a criação de programas de computador e gerenciar todo o processo produtivo

ter, 26/09/2006 - 21h12 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Tecnologia de Software (LTS) da Escola Politécnica (Poli) da USP criou uma fábrica de software voltada para micro e pequenas empresas. A fábrica reúne um conjunto de metodologias para organizar as etapas da criação dos programas de computador e gerenciar todo o processo produtivo.

“O projeto da fábrica pode ser adaptado a qualquer ferramenta tecnológica utilizada para criar os programas”, aponta o professor da Poli, Jorge Luis Risco Becerra, que coordena o projeto. “Isto é possível porque o sistema se concentra na arquitetura dos processos de desenvolvimento e gerenciamento envolvidos na criação de softwares.”

Na visão do desenvolvimento, a fábrica define processos de especificação, modelagem, arquitetura e implantação. “Na visão gerencial são detalhados processos corporativos e de gerência de software, como gerência estratégica, marketing, planejamento e garantia da qualidade”, explica Becerra.

“Com a fábrica é possível, por exemplo, um grupo de quatro ou cinco alunos de engenharia no último ano de curso criarem uma célula produtiva para exportar softwares com baixo custo e alta qualidade.”

Produtividade

O projeto da fábrica de software surgiu em 2004, para permitir a produção de conteúdos educacionais voltados para o ensino de física entre alunos do ensino médio. “Havia uma grande necessidade de produção de objetos de aprendizado pelos professores, por isso foi necessário sistematizar o processo de produção”, conta o professor.

A etapa seguinte foi a adaptação dos processos à criação de programas de computador, integrando ferramentas desenvolvidas pela Microsoft e pela IBM. “O próximo passo será a utilização da fábrica no ensino de graduação em engenharia”, planeja o professor da Poli. “Como o sistema é dividido em módulos, os alunos poderiam se especializar em etapas específicas da produção de softwares.”

Becerra relata que o projeto já despertou o interesse de microempresas de todo o Brasil e deve ser disponibilizado para as empresas do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec). “Dois pesquisadores do LTS já utilizam parte do modelo da fábrica em empresas incubadas do Cietec, no desenvolvimento de softwares para celulares”, diz. Os detalhes do modelo de fábrica de software podem ser encontrados no endereço site http://www.pcs.poli.usp.br/lts/fabricasw.

Júlio Bernardes

Da Agência USP