USP: Estudo traça perfil do profissional na economia globalizada

Realizado por 8 universidades de 6 países, o estudo é focado na área de Engenharia, mas é uma amostra dos desafios de outras profissões

seg, 11/12/2006 - 13h38 | Do Portal do Governo

Amanhã (12/12), às 16 horas, A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (poli-USP) irá apresentar os resultados do projeto “Excelência em Engenharia Global”, um estudo realizado por oito universidades de seis países – entre elas a Poli – que aponta diretrizes para as instituições de ensino prepararem melhor os engenheiros para a prática global da profissão. Embora seja focado na área de Engenharia, o estudo é um espelho do que está ocorrendo com boa parte das profissões; especialmente as que estão diretamente ligadas ao setor produtivo.

Concluído em novembro passado, seus resultados mostram que a capacidade de atuar globalmente se tornou uma exigência para os graduados em Engenharia, o que requer novas habilidades do profissional e, conseqüentemente, uma mudança nas abordagens dos programas de ensino. “Com a globalização da economia, um produto desenvolvido no Brasil, pode ser produzido na China e distribuído na Europa, e os profissionais envolvidos nesse processo precisam saber atuar em uma escala global”, afirma o professor Márcio Lobo Netto, do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos, que, juntamente com o professor Paulo Carlos Kaminski, do Departamento de Engenharia Mecânica, representou o Brasil nesse estudo.

Para oferecer uma formação adequada a essa nova realizada será necessário um compromisso de colaboração entre instituições de ensino, governo, indústria e entidades profissionais com o intuito de superar quatro desafios: tornar a competência global uma qualificação central nos programas de educação, dar prioridade para a mobilidade transnacional de estudantes, estreitar as relações com a indústria para vincular o ensino à prática profissional globalizada, além de empreender esforços para uma fundamentação teórica da conduta e dos modelos de aprendizagem, dos processos organizacionais e dos métodos de gerenciamento dos programas focados em competência global.

Serviço: O estudo “Excelência em Engenharia Global” será apresentado no dia 12, às 16h00, no Auditório Francisco Romeu Landi do Prédio da Administração da Poli (Av. Prof. Luciano Gualberto, n° 380, travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo). A íntegra do estudo está disponível no site www.global-engineering-excellence.org.

Da USP