USP: Estudantes e empresas se encontram em evento da FEA

Feira Recrutamento e Carreira será nos dias 30 e 31 de maio

seg, 29/05/2006 - 16h05 | Do Portal do Governo

Uma das maiores dificuldades para o jovem profissional encontrar trabalho é a distância entre escola e empregador. Sem saber como chegar às empresas, o aluno não sabe o que fazer para conquistar um estágio e dar seu primeiro passo no mercado de trabalho. Para tentar minimizar esse problema, a empresa júnior da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, a FEA Júnior, organiza nos dias 30 e 31 a 5ª Feira Recrutamento e Carreira.

 O encontro colocará lado a lado representantes de 12 empresas e os universitários, que assim poderão conhecer os programas de trabalho das instituições e também serem conhecidos por elas – o que pode resultar na colocação de muitos jovens no mercado.

Conhecendo

A Feira acontece no saguão do prédio 5 da FEA. Lá, as empresas montarão stands em que receberão os estudantes e explicarão como funcionam seus programas para estagiários e trainees.  Se o aluno, depois de conversar com o representante da empresa, tiver interesse em se candidatar a uma vaga, pode cadastrar seu currículo na empresa ou em um banco de dados geral, que estará disponível para os visitantes e que será consultado por todas as empresas que participarão da Feira. Mesmo depois dos dias de evento, o processo ainda continua, pelo site oficial da Recrutamento e Carreira.

  Além dos stands das empresas, serão realizadas palestras e outras atividades de orientação profissional aos freqüentadores. “O evento não serve apenas para ‘recrutamento’ dos alunos, mas também para a formação de uma carreira”, diz Mariana Mayumi Oyakawa, aluna do terceiro ano de administração e gerente de eventos da FEA Júnior. Mariana explica que as discussões que acontecerão durante a Feira colaborarão para a divulgação de uma série de aptidões consideradas fundamentais no mercado de trabalho – ou seja, o estudante poderá, além de se aproximar das empresas, aumentar seus conhecimentos. E, sempre é bom lembrar, a participação em todos os eventos é gratuita.

E a aproximação das empresas, segundo Mariana, é benéfica para os dois lados. Mais do que um simples “cadastramento de currículos”, a organização da Feira espera que o evento sirva também para que os alunos conheçam mais sobre as empresas, como seu ramo de atuação, atividades, benefícios concedidos aos funcionários, entre outros. “Muitas vezes, a pessoa vai para um processo seletivo sem saber o que a empresa faz direito”, explica Mariana.

Público-alvo

A Feira, organizada por alunos da FEA, é destinada principalmente a alunos dos cursos de graduação da unidade – economia, administração e ciências contábeis. Mas Mariana explica que alunos de outros cursos e outras instituições também podem se beneficiar: “nosso principal foco são as áreas administrativas das empresas. Portanto será bem difícil que um aluno de medicina ou farmácia, por exemplo, tire proveito da Feira. Mas estudantes de engenharia com interesse na área administrativa também pode participar. E nós divulgaremos o evento em outras universidades, como Mackenzie, PUC, FGV e outras”.

Mariana aponta que há a expectativa, entre os organizadores da Feira, de uma maior participação de alunos de último ano. “Geralmente, o pessoal do último ano já está trabalhando e não participa dos eventos. Mas mesmo empregado, o aluno pode conhecer através da Feira uma outra oportunidade”, explica a aluna.

 O processo de seleção das empresas participantes obedeceu critérios rigorosos. Mariana conta que a organização da Feira iniciou os trabalhos ainda no ano passado, com o contato com os interessados e estudos para dar viabilidade ao evento. Como, por exemplo, dividir as empresas por área e graus de prioridades. Também se levou em conta a qualidade dos programas de estágios e trainees oferecidos pelos empregadores.

Essa será a quinta edição da Feira Recrutamento e Carreira. O evento começou a ser realizado em 2001, e, com exceção de 2005, foi realizado anualmente.

Serviço

5ª Feira Recrutamento e Carreira

Dias 30 e 31 de maio, das 9 às 19 horas

Prédio 5 da FEA-USP

Avenida Professor Luciano Gualberto, 908

Cidade Universitária – São Paulo

Mais informações pelo telefone (11) 3091-5928 ou pelo site www.recrutamentoecarreira.com.br.

Olavo Soares / USP Online