USP: Estudantes da Esalq participarão de desafio nos Estados Unidos

Evento, que será realizado entre 28 de fevereiro e 1º de março, reunirá aproximadamente 150 alunos, durante 36 horas

qui, 06/02/2020 - 10h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Gerhard Waller/Esalq

No fim deste mês, cinco alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), participarão de um desafio nos Estados Unidos. Com o tema The future of food is in our hands, o Digital Agriculture Hackathon, a ser realizado entre 28 de fevereiro e 1º de março na Cornell University, reunirá cerca de 150 estudantes, durante 36 horas, para que desenvolvam soluções tecnológicas em prol da agricultura.

Gustavo Schiavone Crestana já defendeu o mestrado recentemente. Natasha Valadares dos Santos e Sergio Luis de Castro Junior cursam pós-graduação. Leticia Carvalho de Sousa é estudante de Engenharia Agronômica e Lucas Contarelli Avancini cursa Administração.

Oportunidade

Será a primeira vez de Natasha Valadares dos Santos fora do Brasil. Lá, a estudante espera ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua área, de sensoriamento remoto aplicado a solos e uso da terra. “É uma ferramenta e tanto quando se trata de agricultura digital e possui várias aplicações. Acredito que, quando se fala de uma agricultura moderna, o monitoramento é uma das chaves e, assim, os sensores têm ganhado um mercado cada vez maior”, avalia.

Letícia Carvalho de Sousa já esteve fora do País em 2019, quando participou, a partir de um edital da Esalq, de um summer school na Tsinghua University, em Pequim, na China. Nos Estados Unidos, a aluna pretende unir a realidade como atual estagiária de inovação em uma cooperativa de crédito ao desafio de incorporar novas tecnologias no campo. “Creio que possa aprender muito, já que estarão presentes pessoas de diversos países, culturas e conhecimentos, como tecnologia da informação, comunicação e agronomia, entre outros”, revela.

O hackathon também será a primeira experiência acadêmica internacional de Lucas Contarelli Avancini, que de início se interessou pelo tema. “Sempre tive muita curiosidade e li muito sobre internet das coisas. Por isso, eu me interessei bastante pelo tema. Será um grande desafio poder praticar o idioma inglês de forma completa, pensar, argumentar e me comunicar em outra língua. Creio que essa experiência será muito valiosa para minha formação”, diz.

Já Gustavo Schiavone Crestana vivenciou um período de estudos fora do Brasil, ao conciliar estudos na Wageningen University, na Holanda. Para essa nova viagem ao exterior, ele espera interagir, discutir e tentar gerar soluções para os problemas da agricultura moderna. “Na Esalq, atuo com Biologia Molecular e um grande volume de dados provenientes do sequenciamento de DNA de microrganismos e de plantas. Espero poder aplicar esse conhecimento diante de uma demanda real envolvendo a agricultura digital”, afirma.

Durante o período de graduação, Sergio Luis de Castro Junior esteve no Canadá, por um ano e quatro meses, na University of Manitoba. O estudante se interessou em participar do edital pode se identificar com tecnologias e também ter participação em outros eventos do tipo hackathon.

“Já participei do Vacathon, da Embrapa, quando ganhamos o primeiro lugar. Acredito que esse tipo de atividade contribua com o desenvolvimento do senso criativo, já que teremos contato com pessoas de outras áreas do conhecimento. É uma ótima oportunidade de sair da zona de conforto e aprender coisas novas”, ressalta.

Colaboração

O evento será promovido no âmbito da A5 Alliance, um programa de colaboração acadêmico-científico que reúne, além da Esalq, a China Agricultural University, University of California – Davis, Cornell University e Wageningen University & Research.

“Acredito que a Esalq está acompanhando as novas tendências de mercado com essa iniciativa de participar e nos enviar para a Cornell. Creio que assim poderemos aprender mais sobre o assunto. Afinal, são as carreiras do futuro nas quais atuaremos”, complementa Letícia Carvalho de Sousa, que se forma neste ano.

Durante a permanência nos Estados Unidos, os estudantes brasileiros estarão acompanhados pelos docentes Luis Eduardo Aranha Camargo, que coordena na Esalq as ações da A5 Alliance, e Roberto Fritsche Neto, do departamento de Genética.

Os interessados nos eventos podem obter informações sobre as atividades nos seguintes links (sites em inglês): https://events.cornell.edu/event/digital_ag_hackathon e https://dahackathon.splashthat.com/.