USP está entre as 100 melhores em ranking mundial de empregabilidade

Na 71ª colocação, instituição é a melhor universidade da América Latina

ter, 22/11/2016 - 16h17 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 100 melhores universidades do mundo, de acordo com o Global University Employability Ranking 2016, que avalia o nível de empregabilidade das instituições de ensino superior. A consultoria francesa de recursos humanos Emerging, em parceria com o instituto de pesquisa alemão Trendence, classificou a USP na 71ª posição entre as universidades que formam os estudantes de graduação mais procurados pelos empregadores.

A USP, que no ano passado ocupou a 81ª posição, agora é a instituição latino-americana com melhor classificação no ranking. A listagem foi divulgada no último dia 16 de novembro pela publicação britânica Times Higher Education (THE).

O ranking foi elaborado a partir de uma pesquisa on-line realizada entre abril e julho deste ano com 2.500 gerentes de recrutamento e 3.450 diretores executivos de empresas de 20 países, como Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

Os dez primeiros lugares do ranking estão ocupados pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge, Universidade de Stanford, Universidade de Yale, Universidade de Oxford, Universidade Técnica de Munique, Universidade de Princeton e Universidade de Tóquio, respectivamente.

A segunda universidade brasileira mais bem colocada no ranking é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que ficou na 110ª posição. A pesquisa também trouxe os países que produzem os diplomados mais empregáveis no mercado. Neste quesito, o Brasil ficou em 13º lugar, atrás dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá, China, França, Austrália, Índia, Suíça, Cingapura, Espanha e Itália.

Do Portal do Governo do Estado