USP: Escola de Comunicação e Arte lança centro de mensuração em comunicação e marketing

Além de pesquisas, Centro oferecerá cursos de extensão, aperfeiçoamento, workshops e seminários sobre os assuntos ligados à avaliação e mensuração em

sex, 26/05/2006 - 11h01 | Do Portal do Governo

 A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) conta, desde abril deste ano, com um novo centro de pesquisas, o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – Ceacom, criado com o objetivo de desenvolver estudos que subsidiem o processo de melhoria, evolução e otimização dos recursos investidos em comunicação interna e externa, aprofundando, assim, a aproximação entre a academia e o mercado.

Para o coordenador geral do Ceacom, professor Mitsuru H. Yanaze, a decisão da criação do centro vem à tona quando a temática de avaliação e mensuração da eficácia das ações de comunicação passa a chamar a atenção das corporações, visto que elas fazem grandes investimentos em uma área até então de difícil mensuração.

“A criação do Ceacom é um passo importante para o campo das comunicações como um todo, pois fortalece, de uma maneira geral, a pertinência das ações de comunicação no âmbito das organizações e a necessidade de monitoramento das mesmas por parte de equipes especializadas, ou seja, profissionais com formação em comunicação”, afirma o coordenador.

O Ceacom inicia suas atividades através da linha de pesquisa Análise do Retorno de Investimentos em Comunicação, uma área na qual os pesquisadores do Centro já vêm colhendo resultados promissores, tanto em nível nacional quanto internacional.

O primeiro projeto consiste basicamente em vislumbrar o panorama geral da comunicação organizacional no âmbito das grandes corporações que possuam operações no mercado brasileiro, visando criar subsídios técnico-teóricos para o aprofundamento da discussão sobre avaliação e mensuração da comunicação. Além disso, será feita uma pesquisa semelhante nos Estados Unidos através de um grupo de professores da Universidade da Flórida, com o objetivo de avaliar em que medida a temática da avaliação em comunicação difere ou se aproxima entre organizações brasileiras e americanas.

O Ceacom, além das pesquisas aplicadas e teóricas, oferecerá à comunidade em geral uma série de cursos de extensão, aperfeiçoamento, workshops e seminários sobre os assuntos ligados à avaliação e mensuração em comunicação e marketing.

O endereço eletrônico do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing é www.eca.usp.br/ceacom.

Assessoria de Imprensa da USP

C.C.