USP: Esalq inaugura laboratório para estudo de comportamento de insetos

Antes da criação de laboratório pesquisas eram realizadas fora do país

seg, 29/01/2007 - 16h44 | Do Portal do Governo

Desde o final de 2006, o departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Animal (LEF), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, conta com um novo Laboratório de Comportamento de Insetos para suprir a necessidade de expansão dessa área.

O laboratório, orçado em 250 mil reais, tem 180m², e seguira duas linhas de pesquisa dentro do comportamento de insetos: o estudo dos feromônios (substâncias químicas utilizadas na comunicação de indivíduos da mesma espécie) e dos aleloquímicos (substâncias voláteis de plantas) visando, principalmente, ao manejo de pragas na agricultura.

Antes da criação desse novo laboratório, essas pesquisas tinham de ser feitas fora do país. Agora, a instituição terá toda prática da pesquisa gerada no Brasil. Os recursos vieram do Japão (Fuji Flavor Co.), Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo (Coopercitrus) , Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitus) , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do próprio departamento.

Da USP

C.M.