USP: Engenharia Naval e Ocêanica da Poli recebem softwares para projetos educacionais

Programa Educacional garante fornecimento gratuito de softwares para atender universidades e laboratórios em todo mundo

seg, 17/07/2006 - 22h00 | Do Portal do Governo

O Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP recebeu gratuitamente da Sisgraph e Intergraph a solução Intelliship® e outros softwares que formam uma solução completa para serem utilizadas em projetos educacionais ligados ao departamento. A solução oferece uma nova visão em termos de tecnologia de projetos com novas funcionalidades que possibilitam uma melhoria de performance em termos de modelamento de estruturas e planejamento de manufatura.

Além disso, estes recursos possibilitam uma redução considerável de força de trabalho, materiais e desperdícios de construção. “Teremos à disposição soluções para aplicação em projetos de navios, acompanhamento de toda construção, integração com fornecedores e gerenciamento de produção”, explica o engenheiro Marcos Mendes de Oliveira Pinto, professor doutor do Departamento.

Segundo o professor, a possibilidade de ter à disposição esses softwares irá enriquecer o curso, já que a utilização dos softwares da Intergraph e Sisgraph tem se difundido em todo o mundo. “Existem poucas soluções no mundo como essa que iremos usar. Nossos engenheiros terminarão o curso mais qualificados, com uma cultura de aplicação dos softwares já formada, com um grande diferencial em relação a outros profissionais que chegam ao mercado de trabalho”.

Oliveira Pinto acredita que agora os projetos de formatura que os alunos farão estarão bem mais perto de um projeto real, que poderá até encontrar no mercado um armador interessado em produzir esse trabalho.

PRIMEIRA FASE

O professor doutor explica que em julho já será formada uma equipe com alunos de 3º e 4º ano para testar as soluções. “Essa equipe irá entender e se familiarizar com as ferramentas disponíveis. Depois as soluções serão aplicadas nos cursos de 4º e 5º ano”.

Oliveira Pinto acredita que a nova tecnologia disponível também deve atrair mais alunos para o curso da Escola Politécnica da USP. “Acho que a nossa iniciativa irá até incentivar outras escolas a seguir o mesmo caminho”.

A Sisgraph lançou no Brasil recentemente a versão 6.0 do Intelliship®.  As atualizações incluem melhorias na geração automática de desenhos, contemplando isométricos de tubulação, além de novos tipos de desenhos isométricos e ortográficos. Com relação a relatórios, possibilitam criação e edição mais simplificadas e também novos tipos de relatórios prontos para serem utilizados. 

A cessão dos softwares para o Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP faz parte do Programa Educacional Registered Research Laboratory (RRL), criado pela Sisgraph e a Intergraph, uma das principais fornecedoras mundiais de soluções de TI para corporações. Universidades e laboratórios de pesquisa do mundo todo recebem gratuitamente tecnologia de ponta e suporte necessário para elaborar e executar projetos de pesquisa inovadores.

Para se tornar um membro do Programa, as instituições interessadas devem preencher um requerimento com um perfil da universidade ou laboratório de pesquisa e também um relato sobre o trabalho que será realizado com as soluções fornecidas pela Sisgraph e Intergraph.

O projeto, além de instituições do mundo todo, já tem participantes no Brasil e América Latina, com destaque para o Grupo de Automação, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, da Poli-USP; o Laboratório de Oceanografia Geológica, da Universidade Federal do Rio Grande (RS); o Laboratório de Geoprocessamento, da Universidade Federal de Santa Catarina; além de várias instituições do Chile, Colômbia, Porto Rico e México, entre outras.

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS        

Um dos principais objetivos do Programa é criar vínculos com as instituições e contribuir na formação de profissionais, que no futuro irão utilizar estas ferramentas no mercado de trabalho. “Hoje, poucos laboratórios de pesquisa têm condições de cobrir as despesas de aquisição destas soluções. Queremos incentivar cada vez mais o uso destas ferramentas, principalmente no Brasil”, diz Fernando Luis Schimiegelow, gerente de Marketing da Sisgraph.

Normalmente, o processo de inscrição e recebimento dos softwares leva cerca de dois meses. “Vale lembrar, que todos os resumos das atividades das pesquisas realizadas pelos participantes são publicados na biblioteca de pesquisa online da Intergraph. Além das universidades e laboratórios de pesquisa, o Programa também atende escolas, de ensino médio e fundamental”.

SOBRE A SISGRAPH

Com 25 anos de inovações tecnológicas, a Sisgraph vem acompanhando a evolução e os novos desafios do mercado, visando sempre atender às necessidades de seus clientes. A combinação única de softwares de alta tecnologia da Intergraph com os serviços de suporte, consultoria e treinamento prestados pela Sisgraph na América do Sul, América Central e Caribe, faz da nossa solução líder de mercado na área de geoprocessamento.

USP

C.A.