USP e Unicamp estão entre as três melhores universidades da América Latina

Ranking divulgado pela QS World Universities mostra que Universidade Estadual de Campinas subiu sete posições

sex, 14/09/2012 - 10h19 | Do Portal do Governo

Ranking divulgado pelo “QS World Universities” aponta a USP como a melhor universidade da América Latina. A Unicamp está em terceiro lugar no ranking regional, logo após a Universidad Nacional Autónoma de México, que está na segunda posição.

No ranking mundial, a USP é a universidade brasileira mais bem colocada: 139º lugar entre 700 instituições, 30 posições melhor que no ranking do ano passado. A Unicamp, que subiu sete posições, está na 228ª colocação. As duas são as universidades brasileiras mais bem colocadas. A terceira universidade do país com melhor posição é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que está em 333º. A lista mundial é liderada pelo norte-americano Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), seguido pela Universidade Cambridge, do Reino Unido, pela Universidade Harvard, dos Estados Unidos, e pela College London, também do Reino Unido.

O ranking leva em conta critérios como reputação acadêmica, reputação do empregador, corpo docente por proporção de alunos, citações por faculdade, corpo docente internacional e estudantes internacionais.

Do Portal do Governo do Estado