USP e Unesp já recebem calouros

Diversas ações promovem a integração dos jovens estudantes à universidade

ter, 09/02/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão promovendo uma série de ações para receber os calouros. Na USP, o tema da campanha deste ano é Cultive os Bixos – 10.622 mudas – Salve Calouros, em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade. O estudante receberá um envelope com sementes da árvore aroeira-salsa, resultado da parceria da Pró-Reitoria de Graduação com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. Além disso, o slogan “não estrague a conquista deles” estará estampado em cartazes e outdoors espalhados pelos sete campi da universidade.

Como nos anos anteriores, os calouros receberão postais, broches adesivos com o número do Disque Trote estampado e o Manual do Calouro. O Disque Trote (0800-0121090) foi criado pela universidade em 1999 para receber denúncias de trotes abusivos aplicados nos calouros dos sete câmpus da universidade.

O serviço começou a funcionar na segunda-feira, 8, e ficará disponível até o dia 15 de março (data da 5ª e última chamada). O atendimento é feito por alunos de graduação, monitores das salas pró-aluno, que se revezam das 9 às 21 horas, sob a responsabilidade do. Os novos alunos, como nos anos anteriores, receberão postais, broches adesivos com o número do Disque Trote e o Manual do Calouro.

Segundo o coordenador do grupo de trabalho pró-calouro, o professor Oswaldo Crivello, da Faculdade de Odontologia, o serviço “é um instrumento valioso que a universidade não pode prescindir”. Acrescenta que o calouro passa a “saber que pode acionar a universidade em caso de violência física ou moral ou se for submetido a situações constrangedoras”. Destaca que, após a denúncia, a unidade da USP onde ocorreu o fato é notificada e fica responsável pela averiguação da ocorrência e tomada de providências. Em 2009, o serviço recebeu 27 denúncias. 

Trote solidário

A Unesp recebe os calouros com atividades solidárias para marcar o seu ingresso no mundo universitário. Apresentação da faculdade, doação de sangue, arrecadação de alimentos, música e gincanas são algumas das ações solidárias. Cada unidade formou comissão de recepção aos calouros e decidiu como receber o novo aluno.

O curso de Medicina Veterinária do câmpus de Araçatuba vai recepcioná-lo com música, plantio de árvores, gincanas e palestras sobre o funcionamento da instituição, moradia e bolsas de estudo. Em Jaboticabal, os novos universitários vão arrecadar alimentos. Em São José do Rio Preto, haverá shows de dança e violeiros. Botucatu fará gincanas e sorteio de brindes. Em Bauru, haverá campanha de doação de sangue, apresentação teatral e palestra sobre uso e abuso de drogas e álcool.

A Unesp distribui cartilhas aos veteranos com orientações sobre a recepção aos calouros e alertas sobre riscos e implicações legais da aplicação de trote. Transgressões (agressão física, moral ou outras formas de constrangimento) que ocorram dentro ou fora do espaço físico da universidade são consideradas faltas graves, passíveis de suspensão ou expulsão. Desde 1999, a Unesp proíbe o trote violento.

Da Agência Imprensa Oficial