USP e Unesco criam cátedra dedicada exclusivamente à divulgação científica

Finalidade do acordo é incentivar e disseminar o conhecimento científico e tecnológico de forma acessível à população

qua, 24/05/2006 - 21h35 | Do Portal do Governo

Democratizar o conhecimento sobre os mais diferentes aspectos da ciência e tecnologia. Sob esse parâmetro, a Universidade de São Paulo (USP) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) assinaram acordo para a instalação da Cátedra Unesco José Reis de Divulgação Científica. Será a única cátedra Unesco entre as 500 existentes no mundo a se dedicar exclusivamente a atividades de pesquisas de novas linguagens para a divulgação científica. A cátedra será instalada no Núcleo José Reis de

Divulgação Científica da USP, fundado em 1992. José Reis, cientista e jornalista, redator da Folha de S.Paulo por mais de 50 anos, foi responsável pela seção de difusão científica de 1948 até a sua morte, em 2002, aos 95 anos de idade.

A professora-doutora Glória Kreinz, integrante do Núcleo José Reis, afirma que “o documento tem o objetivo de estimular e disseminar o conhecimento científico e tecnológico de forma acessível à população, como há anos proclama um dos maiores incentivadores do jornalismo científico, o espanhol Manuel Calvo Hernando”. Na avaliação da professora, o núcleo foi escolhido porque elabora atividades de pesquisa de novas linguagens comunicacionais para a divulgação científica há 14 anos. Durante o 1o Congresso Internacional de Divulgação Científica na USP, em 2002, a Unesco se interessou pelo tema e observou que não havia iniciativa dessa natureza, entre as cátedras que mantém.

Cátedra ou cadeira

Cátedra (ou cadeira) é o termo empregado há muito tempo para se referir a alguém ou a um grupo de pessoas que se dedicam a estudar determinado tema ou disciplina, tradicionalmente dentro de uma universidade, onde são especialistas. Para a Unesco, esse significado está superado, pois a organização tem dimensão mundial. Portanto, se um grupo está interessado em algo que possa contribuir para o crescimento da educação, cultura e ciência, pode repassar sua contribuição para outros grupos, por meio de intercâmbio. A Cátedra Unesco José Reis de Divulgação Científica terá como meta principal promover e difundir o trabalho científico dos produtores de conhecimento para a maioria da população acadêmica da USP e de fora. A proposta é realizada por meio de pesquisas, cursos e publicações, intercâmbios e formação de redes entre entidades, países e grupos de pesquisa. A coordenadoria do Núcleo José Reis é composta por Ciro Marcondes Filho (coordenador-geral), Glória Kreinz (pesquisa), Crodowaldo Pavan (divulgação) e Waldomiro Vergueiro (cursos).

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial

C.A.