USP é uma das vencedoras do Prêmio ANA 2008

Universidade ganhou na categoria Academia; premiação foi concedida pela Agência Nacional de Águas

qui, 18/12/2008 - 8h46 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) foi uma das instituições vencedoras do Prêmio ANA 2008, concedido pela Agência Nacional de Águas (ANA). A universidade ganhou na categoria academia, com o estudo Construção de uma Linhagem Bacteriana Apta para Biorremediação de Efluentes Contaminados por Metais Pesados. Esse trabalho de melhoramento genético possibilita que a bactéria Cupriavidus metallidurans CH34 amplie sua capacidade de remediação de resíduos contaminados por metais pesados.

Dos 272 trabalhos inscritos, a comissão julgadora, integrada por pessoas com notório saber em recursos hídricos, selecionou 18 finalistas, sendo três em cada categoria (governo, empresas, organismos de bacia, academia, ONGs e imprensa). De acordo com os organizadores, havia cinco critérios de avaliação: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicação; adesão e participação social; e originalidade.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada no auditório da Caixa Cultural de Brasília. O objetivo da ANA é reconhecer iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável das águas brasileiras.

Da Agência Imprensa Oficial