Universidade de São Paulo se destaca em rankings da Rússia e Turquia

Unicamp e Unesp também obtiveram posições de destaque nos levantamentos elaborados por entidades internacionais

qui, 19/04/2018 - 13h08 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) é a universidade latino-americana mais bem colocada segundo o Round University Ranking, publicado em 9 de abril pela agência russa RUR Rankings, ocupando a 117ª posição.

As três primeiras posições ficaram com as norte-americanas Universidade de Harvard (1ª posição), Universidade de Chicago (2ª) e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (3ª). Entre as brasileiras, a segunda colocada foi a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 190ª posição, seguida da Universidade Estadual do Estado de São Paulo (Unesp), na 331ª.

Na edição deste ano, o ranking avaliou 783 instituições de ensino superior de 74 países, de acordo com 20 indicadores de performance, agrupados em quatro categorias: ensino, pesquisa, internacionalização e sustentabilidade financeira. Considerando apenas os indicadores de ensino, a USP fica na 60ª posição; em pesquisa, fica na 211ª posição; em internacionalização, na 432ª; e em sustentabilidade financeira, na 127ª posição.

Evolução

Em outro levantamento divulgado recentemente, o URAP World Ranking, a USP ficou na 36ª posição entre as 2.500 instituições avaliadas. No ano passado, a universidade ocupou a 40ª posição.

Elaborado desde 2010 pela University Ranking by Academic Performance (URAP), uma organização não governamental formada por pesquisadores do Instituto de Informática da Universidade Técnica do Oriente Médio, da Turquia, o ranking avalia as instituições de acordo com seis indicadores de desempenho: artigos publicados, citações, produtividade, impacto dos artigos, impacto das citações e colaboração internacional.

A Unesp foi a segunda brasileira mais bem colocada, em 260º lugar, e a Unicamp foi a terceira, em 262º. Lideram o ranking a Universidade de Harvard, seguida da Universidade de Toronto e da Universidade da Inglaterra.