USP e Imprensa Oficial do Estado lançam o primeiro volume da coleção Brasil – 500 Anos

Lançamento acontece neste sábado, dia 15

sex, 14/04/2000 - 17h56 | Do Portal do Governo

A editora da USP e a Imprensa Oficial lançam neste sábado, dia 15, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, ‘Quantos Anos faz o Brasil?’, primeiro de uma série de 12 volumes da Coleção Uspiana Brasil-500 Anos, em comemoração ao Descobrimento.
O livro, em edição bilíngüe, questiona a data de nascimento do Brasil através de ensaios baseados no estudo dos acervos produzidos pelos quatro museus da USP – de Arqueologia e Etnologia (MAE); de Arte Contemporânea (MAC); Paulista (MP); e de Zoologia (MZ). É coordenado pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária, Adilson Avansi de Abreu, tem 150 páginas e cem ilustrações coloridas.
A Coleção Uspiana, que vem sendo concretizada graças a um protocolo de intenções entre a USP e a Imprensa Oficial para a edição conjunta das obras, tem como objetivo publicar análises e pesquisas desenvolvidas ou coordenadas pela Universidade relativas à história do Brasil. Também fazem parte do acordo a realização de seminários e exposições.
Exceto ‘Diário de Navegação do Sargento- Mor Theotônio José Duarte’, que sairá em 2001, os outros onze volumes previstos estarão na rede de livrarias da Edusp e na livraria virtual da Imprensa Oficial ainda este ano. O próximo lançamento oficial será ‘Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial’, do professor da FAU-USP Nestor Goulart Reis, de 414 páginas e 300 belíssimas ilustrações (muitas delas inéditas).
Os dez outros Títulos que fazem parte da coleção são os seguintes: ‘Recitativo e Ária para José Mascarenhas Pereira de
Melo’, ‘Bibliotheca Universitatis: Acervo Bibliográfico Especial da Universidade de São Paulo’; ‘A Travessia da Calunga Grande – Três Séculos da Imagem sobre o Negro (1637 a 1899)’; ‘A Plumária Indígena Brasileira no Acervo do MAE-USP’; ‘Guia dos Museus Brasileiros’; ‘Desenhos de Peixes do Rio Negro, de Alfred Russel Wallace (1850/52)’; ‘Coleção Mário de Andrade: Imagens Religiosas e Objetos Populares’; ‘500 anos de Engenharia no Brasil’; e ‘O Patrimônio Ambiental do Brasil: Avaliação e Perspectivas’.
Depois do lançamento, a Orquestra Sinfônica da USP, regida pelo maestro Ronaldo Bologna, fará um concerto dedicado à música brasileira, em cerimônia presidida pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch.