USP é eleita 15° universidade com melhor presença de internet

Ranking mundial leva em consideração trabalhos científicos publicados na internet pelas instituições de ensino

sex, 10/08/2012 - 21h01 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a 15ª universidade no Webometrics Ranking of World Universities, uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha. É a única instituição de fora dos Estados Unidos entre as 20 mais bem colocadas. 

O Webometrics afere a presença e relevância na internet, ou seja, a visibilidade da produção científica e acadêmica disponível na rede. A USP ganhou cinco posições em relação à listagem anterior, divulgada em janeiro, na qual ocupava o 20º lugar, ficando a frente de universidades como Yale, dos Estados Unidos, e de Cambridge e Oxford, no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM
Tem início a Bienal Internacional do Livro
Estudo da USP revela: exposição neonatal a poluentes predispõe a asma na vida adulta

A Unicamp, subiu da 193ª para a 121ª posição no Webometrics. No novo ranking, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ocupa a 213ª posição. 

Critérios utilizados

Desde 2004, o levantamento busca estimular a publicação on-line de pesquisas. Entre os critérios utilizados na elaboração do ranking estão a abertura aos usuários (Openness), o volume total de material disponível na web, a qualidade da produção, o impacto e o compromisso com a publicação de trabalhos acadêmicos em revistas científicas internacionais. No quesito Openness, a USP figura em segundo lugar, depois do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

Na primeira colocação da lista, que leva em consideração a presença dos trabalhos científicos na internet, está a Universidade Harvard, seguida do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Stanford, todas nos Estados Unidos.

Do Portal do Governo do Estado