USP é classificada entre as 200 melhores universidades do mundo

Pesquisa analisou 15 mil instituições acadêmicas de todo o planeta

dom, 03/08/2008 - 17h42 | Do Portal do Governo

 O Webometrics Ranking of World classificou a USP (Universidade de São Paulo) entre as 200 melhores universidades do mundo, destacando-a em primeiro lugar entre as brasileiras. A pesquisa analisou 15 mil instituições acadêmicas de todo o planeta. Quatro mil foram classificadas para o ranking mundial. A USP ficou com a posição de número 113 – uma elevação de 15 lugares em relação ao ano passado, quando a Universidade foi qualificada como a 128ª melhor do mundo.

“Este posicionamento no ranking revela o sucesso da meta institucional que a USP desenvolve, ao dedicar-se coletivamente na busca da internacionalização de suas atividades acadêmicas”, afirma a reitora da USP, Suely Vilela. Duas outras universidades brasileiras receberam destaque por sua excelência acadêmica internacional: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece em 213º lugar, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupa a 330ª posição.

A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto. A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site www.webometrics.inf.

Teses e dissertações

A USP também aparece em primeiro lugar na América Latina no ranking de repositórios. Nesta sua primeira edição, o Ranking Web of World Repositories coloca a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP em franco destaque pela sua posição de primeiro lugar na América Latina. Na classificação mundial, a USP aparece, nesta categoria, em 86ª posição entre os 300 repositórios pesquisados no mundo.

Para Suely Vilela, “com a publicação da sua produção de teses e dissertações em formato digital, a USP contribui afirmativamente para a disseminação do conhecimento, impulsionando o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil e no mundo”. A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site http://repositories.webometrics.info.html.

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) também foi ranqueado e classificado na 286ª posição entre os mil hospitais pesquisados no mundo. Entre os brasileiros, o HC ocupa a segunda posição. O Ranking Web of World Hospital é uma ferramenta para mostrar o compromisso das organizações de saúde e a disseminação de informações acadêmicas relacionadas à medicina.

A pesquisa avalia os conteúdos disponibilizados eletronicamente, especialmente aqueles utilizados para comunicação acadêmica, mas também para divulgar informações básicas sobre o hospital, sua organização, serviços e pessoal. O ranking ainda leva em conta o volume de informação publicada, o impacto e a visibilidade de tais conteúdos, que foram avaliados pelo número de links externos que os referenciam. A pesquisa pode ser acessada na íntegra em http://hospitals.webometrics.info/index.html.

Da USP

C.M.