USP e Caixa Econômica Federal estabelecem convênio para apoio à pesquisa

Programa Parceiros Tecnológicos é uma iniciativa da Agência USP de Inovação e tem a colaboração da instituição financeira

sex, 27/07/2018 - 11h47 | Do Portal do Governo

Representantes da Universidade de São Paulo (USP) e da Caixa Econômica Federal firmaram um acordo inovador no dia 11 de julho. O objetivo do convênio assinado tem o objetivo de aliar competências e interesses das duas instituições para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica.

“Essa parceria é vantajosa para as duas partes, mas quem realmente ganha é a sociedade. O acordo permitirá que o conhecimento desenvolvido na universidade seja disseminado de maneira mais eficiente, em benefício da sociedade que nos mantém”, afirma o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Vale destacar que a cerimônia de assinatura teve a participação de dirigentes da universidade, da Caixa Econômica Federal e de agências de incentivo à pesquisa. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) abrigará uma equipe permanente da Caixa para atuar em conjunto com a Agência USP de Inovação (Auspin), com o propósito de encontrar pontos de interesse comuns.

“Estamos associando duas grandes instituições: a USP e a Caixa Econômica Federal, uma das maiores empresas da América Latina. Assim como a USP, somos uma referência em nossa área de atuação e sempre entramos para vencer”, avalia o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza.

“Temos muito orgulho de ser o primeiro parceiro estratégico do programa, e certamente nos beneficiaremos desse contato com a produção científica da universidade. Há vários temas que poderiam ser aproveitados em projetos de pesquisa, como a construção civil no norte do Brasil, inovação e relacionamento com o cliente no mundo digital, modelos de negócios, auditoria e prevenção a fraudes, entre outros”, acrescenta.

Colaboração

O Programa Parceiros Tecnológicos é uma iniciativa da Agência USP de Inovação (Auspin) que busca estruturar um ecossistema colaborativo focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação de programas educacionais, em conjunto com diversos laboratórios de pesquisa da instituição de ensino.

“A celebração do convênio é um passo na direção de uma maior integração entre a USP e os diversos setores da sociedade, transferindo o conhecimento produzido pelos milhares de grupos de pesquisa que atuam aqui, em todas as áreas do conhecimento”, explica o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques.

“Na nossa concepção, essa parceria possibilitará um aperfeiçoamento da nossa pesquisa e aumentará a importância da contribuição da USP para o bem-estar não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil como um todo”, conclui.