USP e Anvisa lançam Cátedra sobre vigilância sanitária

Iniciativa amplia as ações de pesquisa desenvolvidas por diversas unidades da USP

qua, 07/11/2007 - 10h38 | Do Portal do Governo

Fruto da parceria entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a “Catedra Anvisa/USP de Vigilância Sanitária” foi lançada no último dia 5 de novembro, na Diretoria da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com a presença do diretor da FSP/USP, Chester Luiz Galvão César; do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, e da coordenadora de instalação do Convênio, Sueli Gandolfi Dallari, além dos chefes dos Departamentos e presidentes das Comissões Estatutárias da FSP/USP.

A Cátedra é uma evolução do Centro Colaborador de Vigilância Sanitária (Cecovisa), antigo convênio estabelecido entre USP e Anvisa, ampliando as ações de pesquisa e ensino desenvolvidas por diversas Unidades da USP na área de Vigilância Sanitária e dando maior visibilidade ao tema. Terá a duração de cinco anos, com contratação imediata de quinze professores para a USP, atendendo prioritariamente à FSP/USP, com 12 professores a serem alocados em todos os seus Departamentos, um professor para a Faculdade de Direito (FD), um professor para a Escola Politécnica (POLI) e um professor para a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), além da previsão de renovação e inclusão futura de outras Unidades da USP.

Caberá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária a cobertura das despesas com a contratação dos professores ocupantes da Cátedra e dos bolsistas/estagiários, além da manutenção da Revista de Vigilância Sanitária (Revisa).

Para a coordenadora de instalação do ConvênioSueli Gandolfi Dallari, “a criação da Cátedra permitirá o desenvolvimento de pesquisas em Vigilância Sanitária que beneficiarão o país, além de formar profissionais para atuarem na área. Isso certamente implicará a melhoria das ações de proteção da saúde e de prevenção de riscos sanitários”.

Segundo o Diretor-Presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, “há que se destacar o ineditismo da ação, pois será a primeira Universidade a enriquecer os currículos de cursos de graduação, com conteúdos de vigilância sanitária, criando uma massa crítica entre alunos de graduação sobre o tema.

Além disso, a Faculdade de Saúde Pública da USP tem essa característica de inserção capilarizada nos diversos cursos de graduação da USP.

“Ainda este ano, será instalada formalmente a Comissão de Orientação da Cátedra, para coordenar os trabalhos, que será presidida pelo diretor da FSP, Chester Luiz Galvão Cesar. A criação da Cátedra foi um esforço que envolveu, prioritariamente, a direção da Anvisa e a Faculdade de Saúde Pública da USP, em especial, por meio da participação dos docentes Gonzalo Vecina Neto e Sueli Gandolfi Dallari.

“A criação da Cátedra Anvisa na FSP vai permitir um significativo avanço no ensino, tanto de graduação, como pós-graduação e também pesquisa e atividades de extensão, consolidando a área de vigilância sanitária na Universidade”, afirma Chester Luiz Galvão Cesar.Mais informações com professora Sueli Gandolfi Dallari, pelos tels.:  (11) 3061-7774 ou pelo e-mail: sdallari@usp.br.

Da USP

(I.P.)