USP divulga pesquisa que relaciona síndrome intestinal com consumo de lactose

Pacientes com a doença apresentaram melhora após dieta com restrição ao alimento

qui, 05/09/2013 - 15h13 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina (FMUSP) da USP realizou um estudo que apontou uma correlação entre a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e o consumo de lactose. Segundo a pesquisa divulgada, todos os 81 pacientes que realizaram uma dieta com restrição ao alimento apresentaram alguma melhora no quadro clínico.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os testes foram feitos com dois grupos de pacientes, ambos com a SII, sendo que um grupo possuía também o diagnóstico de má digestão de lactose. A partir do acompanhamento médico, concluiu-se que ambos os grupos obtiveram algum tipo de melhora com a dieta.

A doença é psicossomática, ou seja, não tem causa anatômica específica, mas é reflexo de perturbações no organismo, como o estresse, a ansiedade e possíveis infecções anteriores. Os sintomas mais comuns são cólicas que passam e voltam, gases que provocam distensão do abdômen, crises alternadas de diarreia, prisão de ventre e sensação de que o intestino não foi plenamente esvaziado após a evacuação.

A SII é uma doença que afeta até 25% da população brasileira e, dentre eles, de 70% até 80% possuem alguma intolerância alimentar. A enfermidade deve ser tratada de forma adequada e de acordo com as tolerâncias do paciente, sem restrições alimentares muito rígidas, que podem provocar deficiências de nutrientes importantes.

Do Portal do Governo do Estado