USP desenvolve técnica inédita para tratamento do ronco; veja dicas

São seis exercícios que fortalecem os músculos envolvidos direta ou indiretamente na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono

qua, 05/08/2015 - 15h01 | Do Portal do Governo

Quem nunca passou por uma noite em claro por causa de um roncador insistente que atire o primeiro travesseiro. Segundo estimativas, cerca de 54% da população adulta sofre de ronco. A predominância é entre obesos, idosos e mulheres na pós-menopausa. Sim, nesta fase da vida feminina muitas delas se tornam roncadoras, se nada for feito.

E se depender das estatísticas, os brasileiros vão roncar cada vez mais. O prejuízo não é apenas das horas de sono ou do estigma social, o ronco pode ser ainda um dos sinais de um problema mais grave.

Pesquisadores do Laboratório do Sono do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) desenvolveram uma técnica de tratamento pioneira que, se praticada diariamente e com orientação de fonoaudiólogo, reduz a frequência e a altura do ronco até ele se tornar quase imperceptível, em alguns casos.

Os tratamentos existentes para o ronco são muitos. Vão desde cirurgias para desobstrução das vias aéreas superiores, implantes no palato, dispositivos intraorais até orientações para perda de peso e mudança postural. A nova técnica de tratamento consiste em seis exercícios para fortalecer os músculos envolvidos direta ou indiretamente na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono.

O tratamento tem duração de oito minutos e os exercícios são realizados três vezes ao dia. Para facilitar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento, a técnica é incorporada às atividades rotineiras (como se alimentar, escovar os dentes ou no percurso para o trabalho, por exemplo).

Exercícios anti-ronco

– Empurre a língua contra o céu da boca e deslize-a para trás;
– Sugue a língua para cima e mantenha pressionada por completo contra o céu da boca;
– Force a parte posterior da língua contra o “chão” da boca, mantendo a sua ponta em contato com os dentes incisivos inferiores;
– Eleve a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como “campainha”) enquanto diz a vogal “A”;
– Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressione a bochecha para fora (cada lado da boca);
– Durante a alimentação, mantenha uma mastigação bilateral alternada e deglutição usando a língua no palato.

Do Portal do Governo do Estado