USP desenvolve cursos de especialização para engenheiros do Paraguai

Universidade e Ministério de Obras Públicas e Comunicações do país vizinho fecharam acordo de cooperação acadêmica

seg, 30/07/2018 - 17h43 | Do Portal do Governo

No mês de julho, a Universidade de São Paulo (USP) e o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) da República do Paraguai firmaram um acordo que auxilia no desenvolvimento para cursos de especialização voltados a engenheiros paraguaios, especialmente nas áreas de Transportes, Estruturas, Meio Ambiente, Energia e Gerenciamento de projetos.

Os preparativos para o desenvolvimento de atividades acadêmicas tiveram início em 2015 e resultaram nos cursos de extensão de Engenharia de Infraestrutura e Transporte e de Engenharia de Saneamento e Recursos Hídricos, ambos oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

“Temos muitos problemas e desafios semelhantes aos dos nossos colegas latino-americanos e que podem ser compartilhados, discutidos e vencidos em conjunto. Começamos bem, com uma área de excelência que é a Escola de Engenharia de São Carlos. Esse acordo é a semente de um relacionamento maior com o Paraguai, e o compromisso de que ele seja ampliado com novas oportunidades”, afirmou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

“O Paraguai precisa formar as novas gerações. É um país em desenvolvimento que necessita de melhorias em sua estrutura”, ressalta o embaixador do Paraguai no Brasil, Manuel María Cáceres. “O Brasil é um parceiro muito importante para o Paraguai, e essa parceria que temos com a USP, instituição que encabeça todos os rankings da América Latina, é uma grande oportunidade para os jovens paraguaios se aperfeiçoarem profissionalmente e conhecerem um pouco da cultura brasileira”, acrescenta.

Assinatura

O acordo prevê ampliar os cursos para outras áreas da Engenharia, em parceria com a Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de Lorena. A cerimônia de assinatura do acordo aconteceu na reitoria da USP e contou com a presença do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, do pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, do superintendente de Comunicação Social, Luiz Roberto Serrano, do chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari, do vice-diretor da Escola Politécnica, Reinaldo Giudici, do cônsul do Paraguai em São Paulo, Orlando Manuel Verdún Gómez, do coordenador do Programa Bolsas do MOPC, Hugo Miranda, e de representantes do governo paraguaio.

As primeiras turmas dos cursos de extensão de Engenharia de Infraestrutura e Transporte e de Engenharia de Saneamento e Recursos Hídricos, oferecidos pela Escola de Engenharia de São Carlos, tiveram início em março e serão concluídas em dezembro.

Ao todo, 60 engenheiros foram selecionados para participar dos cursos. Os profissionais cursam módulos formados por disciplinas especializadas, além de conferências e visitas técnicas. “A experiência tem sido espetacular. O grupo é muito focado e nos estimula a prosseguir com essa iniciativa inovadora, que tem tudo para gerar bons frutos para todos os envolvidos”, avalia o vice-diretor e professor da EESC, Antônio Nélson Rodrigues da Silva.

A seleção dos engenheiros e o custeamento das despesas para a realização dos cursos são de responsabilidade do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai. Posteriormente, os jovens paraguaios serão inseridos como funcionários permanentes do Ministério, com a tarefa de acompanhar obras realizadas no país.

“Houve um grande interesse dos nossos engenheiros pelo curso, o que demonstra a excelência e o valor dessa parceria com a USP. Além disso, a iniciativa sela a proposta do Ministério de ampliar a quantidade de engenheiros do seu quadro”, explica a vice-ministra de Administração e Finanças do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, Marta Benítez Morínigo, representando o ministro Jamón Jimenez Gaona Arellano.