USP: Departamento de Psicologia oferece curso de especialização em Psicoterapia Psicanalítica

Objetivo é preparar profissionais para atendimento clínico. Inscrições vão até 5 de fevereiro

seg, 16/01/2006 - 15h07 | Do Portal do Governo

Terminam em cinco de fevereiro as inscrições para o Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). O curso destina-se a psicólogos, médicos, profissionais da área de saúde com nível superior e visa proporcionar a formação de especialistas em Psicoterapia Psicanalítica altamente qualificados. A proposta do curso é preparar profissionais para atender ao paciente apenas uma ou duas vezes por semana, tornando o atendimento clínico em psicanálise mais acessível à população. A estrutura da especialização foi pensada para abranger a psicanálise de uma forma panorâmica. As disciplinas presentes no curso reforçam essa tendência, pois o profissional entrará em contato com Teoria da Técnica e os estudos de Freud, Klein, Bion e Winnicott. Além da parte teórica, a formação oferece aprimoramento prático, com supervisão do atendimento de psicoterapia psicanalítica.

 

“Organizamos o comparecimento ao curso para apenas um dia na semana, para tornar possível a participação de profissionais residentes fora da cidade de São Paulo”, explica o Coordenador Acadêmico e Prof. Titular, Ryad Simon. “A duração da especialização torna-se, assim, nem tão breve que superficialize o aprendizado, nem tão longa que se torne inacessível à maioria dos interessados”.

 

            O Curso de Especialização em Psicoterapia Analítica tem duração de 3 anos (1.584 h/aula). As turmas são formadas com 30 a 35 alunos e o prazo de inscrição vai até 05 de fevereiro. Como requisito, o pretendente deverá estar (ou ter estado tempo suficiente) em psicoterapia analítica. Também será aceita a matrícula de quem se comprometa a iniciar imediatamente seu atendimento como paciente de psicoterapia analítica.

 

SERVIÇO

Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Inscrições até 05 de fevereiro:  de segunda a sexta, das 8h30 às 12h; e das  13h30 às 16h30.

Taxa de inscrição: R$ 30,00 (Análise curricular) e R$ 200,00 (Taxa de seleção – após a aprovação na análise curricular)

Documentos necessários: Currículo Vitae (3 vias, com foto); Diploma de graduação (3 vias); RG, CIC e Certificado do respectivo Conselho Regional (3 vias).  

Local: Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – Av. Professor Mello Moraes, 1721 – Bloco F – Cidade Universitária – SP/SP – Cep: 05508-030

Informações e inscrições: (11) 3091-4173 – 3091-4911 / email: psicotps@usp.br