USP de São Carlos divulga ciência para estudantes

Projeto USP vai à sua Escola ensina ciência de maneira interativa e atrativa

qua, 01/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Os professores do Instituto Nacional de Óptica e Fotônica (Inof), vinculado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), encontrou uma forma diferente para atrair os estudantes do Ensino Médio. Desde o mês passado, eles visitam as escolas públicas de São Carlos e região para divulgar a ciência de uma maneira mais interativa e atrativa.

A ação faz parte do projeto A USP vai à sua Escola, no qual os alunos aprendem biologia e física por meio de painéis educativos interativos contendo luzes, lasers e cores especiais.

No ano passado, a exposição foi visitada por mais de 20 mil alunos em São Carlos e na Grande São Paulo. A coordenadora do projeto, professora Wilma Barrionuevo, destaca a novidade deste ano “A exposição traz o tema: ‘Os museus ao redor do Mundo’, que trata da vida e obra dos principais cientistas da história, incluindo Leonardo da Vinci e Alberto Santos Dumont”, diz.

E tem muito mais: os painéis trazem temas atuais nas áreas de física, com ênfase em óptica e de biologia, destacando-se as explicações sobre genoma, células-tronco e meio ambiente.

Outra novidade do projeto é o intercâmbio de monitores entre as escolas. Alunos dos ensinos Fundamentais e Médios das escolas públicas de São Carlos foram treinados previamente na USP. Eles vão atuar como monitores e explicarão os painéis em suas próprias escolas e também em outras escolas da região.