USP de Ribeirão utiliza novo implante em pacientes com perda total de audição

Hospital adota tecnologia que corrige as duas orelhas por meio de um único procedimento

sex, 11/10/2013 - 19h02 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP está efetuando cirurgias com um implante de nova tecnologia em adultos com perda de audição. O dispositivo utiliza uma técnica mais eficiente e barata, pois um único procedimento capacita a escuta nos dois ouvidos.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O dispositivo do implante binaural corresponde a um único receptor-estimulador conectado a dois feixes de eletrodos, responsáveis por estimular as fibras neurais remanescentes em ambas as cócleas, simultaneamente e sincronicamente.

A cirurgia dura cerca de duas horas. São feitas duas incisões, uma em cada orelha para introduzir os eletrodos, enquanto o eletrodo maior fica embaixo do couro cabeludo. O paciente já começa a perceber os sons com a ativação do implante e progressivamente os estímulos são aumentados para o cérebro ir se adaptando.

Para receber o procedimento, o paciente com mais de 18 anos precisa ter perda total da audição nos dois ouvidos ou uma perda que não pode ser resolvida pelos aparelhos auditivos convencionais.

Do Portal do Governo do Estado