USP dá curso sobre o Brasil a refugiados e ajuda na adaptação ao país

Depto. de Geografia ajuda refugiados a compreender o novo contexto em que vivem, além de promover a prática da docência aos bolsistas e voluntários

ter, 27/10/2015 - 15h38 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) iniciou em agosto um curso para refugiados de várias nacionalidades, com o objetivo de situá-los sobre a situação do Brasil e o novo contexto de vivência.

Iniciadas em agosto deste ano, as aulas ministradas pelo Departamento de Geografia tiveram a participação de 63 pessoas de 17 nacionalidades diferentes. Além de sírios, que representam o maior grupo de refugiados no país, há alunos da Nigéria, Congo, Camarões, Venezuela, Haiti, Egito, Bolívia e até mesmo do Nepal.

Assim como a nacionalidade, a faixa etária dos alunos também varia bastante. Frequentam as aulas desde pessoas maduras até crianças, que com lápis e brinquedos aprendem um pouco da cultura brasileira.

A alta procura pelo curso surpreende os professores, já que aprender a geografia do país não é a prioridade de quem está passando por dificuldades e necessita conseguir um emprego e um lugar para morar.

As aulas acontecem todos os sábados. Os interessados em participar, seja como alunos ou voluntários, podem escrever e-mail para geografia.brasil.usp@gmail.com ou luisgeo@usp.br ou ainda telefonar para o professor Luis Venturi pelos telefones (11) 3091-0433 / 3769. Quem frequentar as aulas, receberá o material já transmitido anteriormente.

Do Portal do Governo do Estado