USP: Curso ensina a construir secador solar de alvenaria

Curso é voltado para agricultores familiares da região

sex, 27/01/2006 - 13h20 | Do Portal do Governo

Um curso de construção de um secador solar de alvenaria será realizado neste sábado (28), das 8 às 17 horas, no Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti (Fealq), da Escola Superior de Agricultura Luis de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba.

Voltado para agricultores familiares da região de Piracicaba, produtores de frutas e hortaliças, o objetivo é capacitar os participantes a construir um modelo de secador solar e ensinar seus modos de funcionamento. Também haverá uma aula sobre manutenção de áreas onde os princípios e fundamentos de sistemas agroflorestais são praticados e o plantio de um canteiro de ervas medicinais para futura desidratação.

O Projeto Sol e Frutas contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvendo e difundindo tecnologias de produção, beneficiamento e comercialização de produtos agrícolas adequadas às características particulares desse tipo de agricultura. A realização é do Grupo de Extensão Solaris, da Esalq, da Associação dos agricultores orgânicos de Piracicaba (Agrofapi) e da Associação de Agricultura Familiar (Arca).

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (27), pelo e-mail solefrutas@esalq.usp.br, pelo telefone (0XX19) 9633-8775, ou no próprio sábado antes do início do curso. Voltado para agricultores, interessados em geral também pode participar. O curso, gratuito, será realizado no Centro Ecológico Flora Guimarães Guidotti fica no bairro Batistada, S/n. Zona Rural, na cidade de Rio das Pedras.

Agência USP