USP: Curso do Maria Antonia analisa o clássico da literatura Vidas Secas

Atividade pretende debater características do realismo crítico desenvolvido na obra pelo autor nordestino Graciliano Ramos

ter, 18/07/2006 - 14h51 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antonia da USP promove o curso Vidas Secas: Epopéia da frustração, com aulas do jornalista Ivan Francisco Marques. O evento, que integra o ciclo de cursos Ler os Clássicos, será realizado todas as segundas-feiras de agosto, entre os dias 7 e 28 de agosto), das 16 às 18 horas. Haverá 80 vagas e as inscrições terminam no dia da iniciação do evento ou com a lotação de lugares. A partir da análise do clássico Vidas Secas, a atividade pretende discutir as características do realismo crítico desenvolvido pelo escritor Graciliano Ramos, em oposição às tendências do regionalismo nordestino. O estudo da linguagem e do foco narrativo permitirá a reflexão sobre a visão que o escritor tinha do homem sertanejo e sua tentativa de aproximar a literatura das classes populares.

No dia 7 de agosto, o tema será Graciliano Ramos e o romance da década de 30. O jornalista citará grupo de escritores nordestinos que se destacaram nesse período, entre eles José Lins do Rego e Jorge Amado. Explicará como Graciliano Ramos “integra e se distancia desse grupo”. Enquanto os outros autores se preocupavam em documentar aspectos socioexistenciais da realidade da época, Graciliano mostrava um olhar mais crítico da sociedade.

Ivan Francisco Marques é jornalista e doutor em Literatura Brasileira pela USP. Na TV Cultura, foi editor-chefe do Metrópolis, realizou documentários sobre literatura e, agora, dirige o programa Entrelinhas, da mesma emissora. Tem diversos artigos publicados em jornais e revistas.

Assuntos discutidos 

Na aula intitulada Paulo Honório, Luís da Silva, Fabiano: um mundo de existências ressequidas, no dia 14, Marques relacionará as características mais marcantes dos personagens principais das obras São Bernardo, Angústia e Vidas Secas. Todos de Graciliano Ramos. Diante da realidade nordestina, onde prevaleciam a seca e a pobreza, sentimentos como impotência e fracasso predominavam nos três personagens. No dia 21 de agosto, o tema será Romance desmontável: errância e circularidade em Vidas Secas. Nessa data, o jornalista explicará como o livro foi escrito e o que esse formato representa para o leitor. Uma das curiosidades é que Ramos “redigiu os contos aos poucos”. Vidas Secas é “desmontável” porque a leitura pode ser fragmentada; e a ordem de apreciação das páginas não compromete o entendimento. Foco narrativo e discurso indireto livre: o realismo crítico de Graciliano será o mote da última aula, agendada para o dia 28 de agosto. Marques falará da relação entre o narrador, sujeito culto, crítico e pessimista e os personagens, que integram “uma classe social desprovida de tudo”.

SERVIÇO

Curso – Vidas Secas: Epopéia da frustração com Ivan Francisco Marques:

Dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, segundas-feiras, das 16 às 18 horas

Custa R$ 150. Estudantes e professores têm 20% de desconto

Filiados da Associação dos Amigos da Mariantonia, 30%

Aposentados e pessoas a partir de 60 anos, 40%

Inscrições no Centro Universitário Maria Antonia

Rua Maria Antonia, 294 – 2° andar – sala de cursos

Degunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Informações: (11) 3255-7182 – ramais 32 e 33

E-mail cursosma@usp.br – site www.usp.br/mariantonia

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial