USP cria diploma único e seguro para toda a instituição

Novo documento chega às mãos do interessado em menos de um mês

seg, 16/02/2009 - 13h44 | Do Portal do Governo

Sóbrio, elegante, com tons suaves de azul, vermelho e amarelo, e impresso na Casa da Moeda, com mecanismos de segurança que dificultam ao extremo sua falsificação, foi lançado na quinta-feira, 12, o novo diploma da Universidade de São Paulo. O documento, concebido pelo arquiteto Francisco Homem de Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, é agora o modelo único de certificado de conclusão de curso expedido por todas as unidades de ensino da universidade.

Na cerimônia de lançamento, presidida pela reitora Suely Vilela, e que contou com a presença da Secretária Adjunta de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Profª Nina Beatriz Stocco Ranieri, de diretores de escolas e institutos, de pró-reitores e da secretária geral da USP, Maria Fidela de Lima Navarro, alunos formados já receberam o novo modelo de diploma das mãos da reitora.

Tradição e modernidade

A idéia, segundo o arquiteto Homem de Mello, foi criar uma peça à altura da importância e tradição da USP, com atributos de perenidade e, ao mesmo tempo, com ares contemporâneos, característicos do vanguardismo dessa universidade. O diploma tem no alto o brasão da USP, na extremidade inferior o círculo de cada instituto e, no centro, o nome e o título do diplomado. O azul é a cor da USP, o vermelho remete ao estado de São Paulo e o amarelo representa a federação, onde é fixado o selo de registro do documento. Os aspectos de segurança são garantidos pelo papel exclusivo da Casa da Moeda e por diversos mecanismos, entre os quais o chamado “talho doce”, de grande acuidade gráfica e utilizado em todos os papéis-moeda.

A Profª Maria Fidela de Lima Navarro lembrou que a iniciativa de sua criação data de 2004, quando foi feita a proposta da sua implantação pela então Secretária Geral, Profª Nina Beatriz Stocco Ranieri. A primeira versão do projeto foi apresentada em agosto de 2006e submetida à aprovação de todos os órgãos da instituição nos dois anos seguintes. O processo licitatório terminou em 2008, com preço final da unidade do documento a R$ 3,50. Para o aluno, é gratuito. O novo modelo ganha também em rapidez de entrega ao interessado. Anteriormente, os certificados de graduação demoravam em média um ano para serem recebidos; os de pós-graudação chegavam a demorar dois anos. O diploma atual pode ser expedido, enquadrado e pregado na parede em menos de um mês.

Ao encerrar a cerimônia, a reitora Suely Vilela lembrou que o diploma é o coroamento ao esforço do aluno, a quem cabe zelar para que essa distinção tenha credibilidade. Representa uma evolução tanto do ponto de vista gráfico quanto de segurança documental e atesta, na oportunidade das comemorações dos 75 anos de criação da USP, a reafirmação do dinamismo de uma instituição sempre aberta às inovações.

Da Secretaria de Ensino Superior