USP cria Centro de Tecnologia em parceria com a Petrobras

Na primeira fase do projeto, serão investidos R$ 4 milhões

ter, 30/09/2008 - 11h20 | Do Portal do Governo

Implantar e ensinar tecnologias da área de automação industrial, além de realizar atividades de pesquisa. Com esse objetivo, foi inaugurado em agosto o Centro de Excelência em Tecnologia de Aplicação em Automação Industrial (Cetai), uma parceria da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo com a Petrobras.

Instalado no câmpus da Cidade Universitária em São Paulo, o Centro faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Otimização e Confiabilidade (PróRec) da empresa. A proposta visa ao desenvolvimento de projetos de infra-estrutura nas áreas de petróleo, gás e energia. Prevê também a instalação do Laboratório de Analisadores in-line (nas linhas de produção), no primeiro semestre de 2009.

Na primeira fase do projeto, serão investidos R$ 4 milhões. O modelo aplicado para a implantação do Centro é o das Redes Temáticas da Petrobrás. Segundo o coordenador da iniciativa pela USP, professor Cláudio Oller, da Poli, a Universidade de São Paulo e a Petrobras já atuavam em parceria. “Em 1988, iniciamos o treinamento de engenheiros, mas agora nosso vínculo não se dá somente na área de recursos humanos”, conta. De acordo com Oller, no Cetai trabalharão funcionários da empresa, docentes e alunos de pós-graduação. Além do treinamento de quadros da empresa para trabalhar com controle de processos de refino, o Cetai desenvolverá pesquisa em tecnologia de controle remoto na operação de refinarias.

Oller considera vantajosa a parceria com a Petrobrás para a formação dos alunos. “É interessante para eles ter contato com a realidade da indústria.” Ele informa que, para isso, a parceria envolve o cuidado de não haver confusão nas funções de cada parte, USP e empresa. “Isso é necessário para não nos transformarmos em prestadores de serviços”, afirma.

O contrato firmado prevê cinco anos de parceria e poderá ser renovado. Atende à cláusula de investimentos de Pesquisa e Desenvolvimento dos contratos de concessão de exploração e produção entre a empresa e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com ela, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor destinado a universidades e instituições nacionais. Atualmente, o projeto conta com 38 redes e 70 instituições participantes no País. O Cetai fica na Rua do Lago, 250, na Cidade Universitária.

Beatriz Flausino, da Agência USP de Notícias

(M.C.)