Exposição na USP apresenta diversidade de museus e acervos

Mostra apresenta as coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória, entre outros espaços da Universidade

sex, 30/11/2018 - 14h05 | Do Portal do Governo

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a diversidade dos museus e acervos da USP, pode conferir a exposição organizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, em cartaz no espaço expositivo do prédio da Reitoria.

A mostra apresenta ao público, por meio de painéis fotográficos, a diversidade das coleções pertencentes aos museus, arquivos, bibliotecas, centros de memória e documentação e de divulgação cultural e científica da Universidade, que promovem a pesquisa e a extensão universitária.

Os acervos incluem coleções artísticas e didáticas de ciências naturais, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais reunidos em pesquisas nos mais variados campos do saber, arquivos administrativos que documentam a trajetória da Universidade, além de acervos arqueológicos das mais diversas origens.

Muitos desses acervos foram construídos em função das atividades de pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos da USP: outros, possuem existência anterior à própria Universidade, tendo sido incorporados pela sua contribuição à construção do conhecimento.

A curadoria teve como base o Guia de Museus e Acervos da USP, publicação lançada pelo CPC com informações sobre 45 órgãos da Universidade.