USP: Cinusp promove debates e exibição de documentários

Debate de abertura acontece na quarta-feira, dia 5

seg, 03/04/2006 - 16h20 | Do Portal do Governo

O crítico Jean-Claude Bernadet e o cineasta Eduardo Coutinho são os convidados do primeiro debate do SeminárioDOC: Debates e Mostra de Documentários, evento promovido pelo Cinusp a partir desta segunda-feira (3). O debate de abertura acontece na quarta-feira (5), às 20 horas, com o tema Para Além da Entrevista.

Composto por um ciclo de debates e por uma mostra de 20 documentários selecionados entre os 62 produzidos nas duas primeiras edições dos concursos DOCTV, o Seminário vai discutir algumas das questões que permeiam o pensamento e a produção atual de documentários no Brasil.

O mote para o tema do primeiro debate é a prevalência da entrevista como estratégia de abordagem no documentário brasileiro contemporâneo. Estratégia esta que encontra em Coutinho o maior expoente brasileiro atual e sobre a qual Bernadet tem refletido há algum tempo em artigos publicados na grande imprensa.

Confira a programação de filmes para os primeiros dias do evento:

Segunda-feira, dia 3, às 16 horas, A Próxima Refeição e Tumbalalá Tupinambá – Irmãos no Mundo; às 19 horas, As Vilas Volantes – O Verbo Contra o Vento e Paraíso.

Terça-feira, dia 4, às 16 horas, Ensolarado Byte e Mandinga em Manhattan; às 19 horas, História Brasileira da Infâmia – Parte Um e Cidadão Jacaré.

Quarta-feira, dia 5, às 19 horas, As Vilas Volantes – O Verbo Contra o Vento, seguido pelo debate de abertura Para Além da Entrevista.

Quinta-feira, dia 6, às 16 horas, Acidente e O Zero não é Vazio; às 19 horas, Do Lado de Fora e Rever.

Sexta-feira, dia 7, às 16 horas, Preto contra Branco e Violência S.A.; às 19 horas, Maestro Jorge Antunes – Polêmica e Modernidade, e Coberta D´Alma – Um Ritual para os Mortos de Osório.

O Cinusp fica na R. do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3091-3152; e-mail cinusp@edu.usp.br