USP: Centro Universitário Maria Antônia abre neste mês mais um ciclo de exposições

Visitação gratuita até o dia 12 de novembro

qua, 23/08/2006 - 10h34 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antônia da USP apresenta mais uma série de exposições, com individuais de Waltercio Caldas, Carlos Asp, Eduardo Frota, Débora Bolsoni e o Coletivo: Arquitetura Paulista Contemporânea. O vernissage será no dia 31 e a visitação vai até o dia 12 de novembro. A sala principal do MariAntonia recebe a mostra Frases Sólidas, de Waltercio Caldas. Trata-se de composições tridimensionais – as frases sólidas em si – que utilizam materiais e objetos variados como agulhas, palavras, copos, algodão, aço, dados, carimbos, couro e cartão, inaugurando nova poética dentro da linhagem das esculturas e desenhos do artista.

Waltércio Caldas é escultor, desenhista, artista gráfico e cenógrafo, considerado um dos grandes nomes do neoconcretismo, paralelamente a Lygia Clark e Hélio Oiticica. Participou de nove edições de bienais em São Paulo, Porto Alegre, Havana e Veneza, e também da 9ª Documenta de Kassel, na Alemanha.

Seu trabalho tem sido exposto em vários lugares do mundo: Miami, Madri e Genebra, entre outros, desde a década de 70. Caldas possui esculturas em diversos espaços públicos, como Momento de Fronteira na fronteira do Brasil com a Argentina.

Permanência e diferença 

Carlos Asp apresenta a exposição Desenhos que (não) são. Trata-se de desenhos instalados em embalagens planificadas, gerados a partir de uma série chamada Corpos Celestes, nas quais superfícies circulares, como esculturas na sua menor dimensão questionam o espaço onde se instalam. Carlos Asp define: “Permanência e diferença juntam-se agora em superfícies maiores”.

Bacharel em pintura e gravura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Asp realizou inúmeras mostras individuais e coletivas, dentre as mais recentes estão Desenhos, em 2004, no Museu Victor Meirelles e Intergravuras, em 2005, no Masc, ambas em Santa Catarina.

Colunas

Eduardo Frota traz Intervenções extensivas XII. A obra é um plano de nove metros de comprimento, três metros de altura e sete centímetros de espessura, que se estenderá enviesado entre as duas colunas do hall do primeiro andar do Maria Antonia. Em sentidos opostos, seus limites apontam de um lado para a escada e do outro para a última porta da sala.

Essa intervenção se dará a partir de dois dados arquitetônicos da sala: suas colunas. É a partir delas que será construído um plano diagonal perpassando e tangenciando as duas arestas interiores das duas colunas.

O autor é licenciado em educação artística no Rio de Janeiro. Atua como artista plástico e arte-educador desde a década de 70. Dentre suas exposições destacam-se a individual Intervenções em trânsito I, em 2006, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e a coletiva Narrativas, em 2004, no Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa.

Avesso e direito 

Senha é o título do trabalho que Débora Bolsini traz ao MariAntonia. A obra apresenta uma medalha que condecora uma porta, colocada no centro da sala de exposição. A porta está fixa no chão e exibe a medalha como figura em prontidão que traz no lado esquerdo do peito uma senha.

Para a porta, o mundo é rebatido na medalha, que, como ela, é uma dupla superfície de leitura. Nas palavras da artista, “percorrer seu avesso e direito não é garantia de acessar seu sentido”.

Débora Bolsoni é graduada em artes plásticas pela Universidade de São Paulo. Foi uma das artistas selecionadas pelo projeto Rumos Visuais do Itaú Cultural de 1999. Em 2004, fez residência em Artes no Centro de Cultura Remisen-Brande, na Dinamarca. No ano seguinte foi artista residente da Bolsa Pampulha e recebeu o prêmio aquisição da Pinacoteca Municipal de São Paulo.

Seis equipes 

Coletivo: Arquitetura Paulista Contemporânea é um recorte na produção arquitetônica de São Paulo e exibe o trabalho de escritórios constituídos por arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 1986 e 1996, presentes em concursos públicos, premiações, publicações e na vida acadêmica nos últimos anos.

Seis equipes representam essa produção na exposição: Andrade e Morettin Arquitetos, MMBB Arquitetos, Núcleo de Arquitetura, Projeto Paulista, Puntoni Arquitetos/SPBR Arquitetos e Una Arquitetos.

SERVIÇO

Centro Universitário Maria Antonia da USP:

Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque

Visitas gratuitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 21 horas

Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas

Visitas monitoradas, podem ser agendadas pelo

Telefone (11) 3255-7182 – ramal 46

Da Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Maria Antônia