USP: Centro Maria Antonia realiza cursos de literatura e tipografia

Análise da obra de Albert Camus é um dos destaques entre os dias 13 e 16

qua, 08/02/2006 - 11h05 | Do Portal do Governo

O Centro Universitário Maria Antonia da USP realiza dois cursos entre os dias 13 e 16. Na área de literatura a opção é Albert Camus: ficção, teatro, ensaio, com Manuel da Costa Pinto, das 16 às 18 horas. O programa abrange a análise da obra do escritor francês (1913-1960), tendo como abordagem a continuidade de temas em suas narrativas, ensaios e na produção de dramaturgia.

Manuel da Costa Pinto é jornalista com doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, autor do livro Albert Camus – Um elogio do Ensaio (Ateliê) e organizador das antologias A Inteligência e O Cadafalso, também de Camus (Record). Foi editor-executivo do Jornal da USP e redator do caderno Mais!, do jornal Folha de S.Paulo, do qual é crítico literário na seção Rodapé, além de coordenador-editorial do Instituto Moreira Salles.

Para os interessados em design, das 20 às 22 horas, será realizado o curso Dimensão Tipográfica, no qual o designer Rodolfo Capeto discorrerá sobre a arte de imprimir símbolos, em seus aspectos históricos, formais, tecnológicos e conceituais. Formado pela UERJ, onde leciona e trabalha desde 1992, principalmente, com tipografia e design de informação, Capeto é pioneiro no uso do computador aplicado ao design. Nos anos 80, criou formato próprio de fonte digital vetorial. Projetou e desenhou a tipografia exclusiva do dicionário Houaiss, um dos principais projetos de desenvolvimento da tipografia no País.

O preço de cada um é R$ 120, para 12 horas de aulas. Há descontos especiais para  professores, estudantes, integrantes da Associação de Amigos do Centro Universitário Maria Antonia, aposentados e pessoas da terceira idade. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone, mediante envio de ordem de pagamento. .

PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS

Albert Camus: ficção, teatro, ensaio – das 16 às 18 horas

Dia 13 – Mediterrâneo: ponto zero

Dia 14 – Variações sobre o absurdo

Dia 15 – O pensamento do meio-dia

Dia 16 – Do último Camus a O primeiro homem

Dimensão Tipográfica: das 20 às 22 horas

Dia 13 – Tipografia: história e forma

Dia 14 – A escrita, a letra e o tipo/microtipografia

Dia 15 – Tecnologia tipográfica

Dia 16 – Tipografia moderna, retórica do tipo, letra e imagem

SERVIÇO

Centro Universitário Maria Antonia da USP

Rua Maria Antonia, 294 – Vila Buarque

Telefone dos cursos: 3255-7182 – ramais 32 e 33

Agência USP de Notícias