USP: Centro de Energia Nuclear na Agricultura tem novos diretores

Unidade da Universidade de São Paulo realizou solenidade de posse na sexta-feira (14), com presença de professores e alunos

qua, 19/09/2018 - 8h25 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira (14), José Albertino Bendassolli tomou posse como novo diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP). “Assumir o cargo de diretor de uma instituição com mais de 50 anos de excelência é uma grande responsabilidade”, avalia.

A solenidade teve a presença de dirigentes da universidade, professores, pesquisadores, funcionários, alunos e representantes da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Piracicaba. O gestor abordou a trajetória pessoal e da história do Cena.

“Precisamos contar com o apoio de todo o nosso corpo docente, dos funcionários, alunos e colaboradores e, sem dúvida, da administração central. Nosso compromisso é corresponder às necessidades e à grandeza da universidade”, ressalta José Albertino Bendassolli.

“Além das unidades de ensino e pesquisa, a USP tem os institutos especializados, como é o caso do Cena, que não é uma unidade pequena”, salienta o reitor Vahan Agopyan.

Responsabilidade

O reitor da USP também reforçou que os diretores não têm apenas a responsabilidade de gerir suas unidades, pois eles compartilham a gestão da instituição de ensino. “A dupla de diretores assume plenamente a postura e esse entusiasmo nos faz seguir adiante”, acrescenta.

Vale destacar que José Albertino Bendassolli é formado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e obteve o doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela USP. Ele tem experiência na área de Engenharia Química e Nuclear, com ênfase em métodos de separação de isótopos estáveis de elementos leves, síntese de compostos (orgânicos e inorgânicos) enriquecidos nos isótopos estáveis de interesse em várias áreas de pesquisa.

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) também pela USP, a vice-diretora Tsai Siu Mui possui especialização em Microbiologia pela Division of Plant Industry, CSIRO-Canberra (Austrália), e pós-doutorado em ecologia microbiana e em estudos genéticos da fixação biológica de nitrogênio em feijoeiro, pela Universidade de Califórnia – Davis.