USP: Casa de Dona Yayá oferece programação musical gratuita aos domingos

No próximo domingo (4/2), o grupo Madeira de Lei divulgará seu primeiro CD

qua, 31/01/2007 - 12h36 | Do Portal do Governo

Em fevereiro, o Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (USP) retoma a programação musical na Casa de Dona Yayá, localizada na Bela Vista, região central da cidade. O projeto musical Domingo na Yayá é realizado às 11 horas.

No domingo (4), o grupo Madeira de Lei divulgará na Yayá seu primeiro CD, que leva o nome do grupo e foi gravado entre o final de 2003 e início de 2004 em São Paulo. A música do Madeira de Lei surge da aliança entre a sofisticada harmonia mineira, timbres e ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, tendo como principal característica o contraponto das vozes masculina e feminina.

O destaque do trabalho é mostrar composições inéditas, embora o grupo também interprete canções de grandes mestres da nossa música, sempre a partir de arranjos originais, ao mesmo tempo folclóricos e modernos.

No domingo que antecede o carnaval (11), a Casa de Dona Yayá apresenta o cantor, compositor e percursionista carioca João Pedro. Em São Paulo desde 1974, e residindo atualmente na Bela Vista, João Pedro iniciou sua carreira como ritmista da Escola de Samba União da Ilha do Governador e atuou ao lado dos grandes nomes da MPB como Luiz Gonzaga, Jair Rodrigues, Jackson do Pandeiro, Agepê e Leci Brandão.

Com inúmeras apresentações em excursões pela América Latina, Ásia e Europa, incluindo participação no festival Jazz Vienne, na França, sob convite do percursionista Luis Carlos de Paula, João Pedro interpreta canções de figuras ilustres do samba como Almir Guineto, Peninha, Toninho Gerais, Vitor Martins, Ivan Lins e Ismael Silva.

A apresentação do Quarteto de Violões Notas de Ouro do Centro Educacional Dom Orione, no dia 25, encerra as atividades da exposição Brincando com Arte. No repertório, interpretações de peças clássicas como Primavera de Vivaldi e canções consagradas da música brasileira como A Casa de Vinícius de Moraes, Asa Branca de Luiz Gonzaga e Aquarela de Toquinho.

A exposição Brincando com Arte, organizada pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes, da Escola de Comunicações e Artes da USP, é o resultado da realização de exercícios plásticos, associados ao ritmo de música erudita, desenvolvido por crianças do Centro Educacional Dom Orione (Bela Vista/São Paulo) e do Ateliê Brincando com Arte, organizado no Museu de Arte Contemporânea da USP. Destaca-se a obra interativa da artista convidada Sandra Guinle. A curadoria é da professora dra. Elza Ajzenberg. A exposição pode ser visitada na Casa de Dona Yayá de domingo a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

SERVIÇO

Domingo na Yayá – domingos, às 11 horas

Casa da Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – capital

Telefone (11) 3106-3562

E-mail cpcpublic@usp.br – site www.usp.br/cpc

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)